A paz é fruto da justiça

D. Dimas Lara Barbosa, secretário-geral da CNBB

A paz é fruto da justiçaO TEMPO da Quaresma, a Igreja Católica propõe a seus fiéis que seja marcado por um esforço pessoal e comunitário de conversão, em vista da superação do pecado e de uma melhor vivência do sacramento do batismo. Isso significa dar passos concretos no sentido de uma união cada vez mais perfeita à pessoa de Jesus Cristo, assumindo os valores por ele pregados.

Com vistas a uma melhor vivência da dimensão comunitária da conversão, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza todos os anos a Campanha da Fraternidade, que tem como objetivos permanentes: despertar o espírito comunitário no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Cada Campanha da Fraternidade gira em torno de um tema e de um lema que, desenvolvidos em diversos tipos de subsídios (círculos bíblicos, celebrações penitenciais, encontros para famílias, encontros para jovens, encontros nas escolas, roteiros para homilias, dentre outros), tornam-se referência para a análise da realidade concreta em que se vive, julgada à luz da palavra de Deus, além de apresentar pistas concretas para a ação.

Para este ano de 2009, o tema proposto é “Fraternidade e Segurança Pública”, e o lema, “A Paz é Fruto da Justiça (Is 32,17)”.

De fato, diariamente, chegam de todos os cantos do país notícias de injustiças e violências as mais diversas.

Nossa sociedade se torna cada vez mais insegura, e a convivência entre as pessoas é cada vez mais difícil e delicada. A CNBB quer contribuir para que esse processo seja revertido por meio da força transformadora do Evangelho.

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2009 é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, nas famílias, na comunidade e na sociedade.

A paz buscada nessa campanha é a paz positiva, orientada por valores humanos, como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao “outro” e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os “diferentes” e tendo como foco os bens materiais.

Para que isso seja possível, alguns passos são necessários. O primeiro deles é desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer a violência em sua realidade pessoal e social para que assumam a própria responsabilidade diante dela.

O exercício da cidadania também é importante. Daí a necessidade de favorecer a criação e a articulação de redes sociais populares e de políticas públicas, desenvolver ações que visem à superação das causas e dos fatores da insegurança, despertar o agir solidário para com as vítimas da violência e apoiar as políticas governamentais valorizadoras dos direitos humanos.

O caminho para a superação da insegurança passa, assim, pelo cultivo da cultura da paz, que supera a visão de guerra, segundo a qual violência se vence com violência.

A cultura da paz exige novos critérios para o relacionamento humano:

a vivência da não-violência ativa, a superação da vingança, a gratuidade, o perdão e a misericórdia. A prioridade tem que ser o valor da pessoa humana e sua dignidade.

4 Comentários

  1. Pe. Joaquim Ataide
    abr 06, 2009 @ 11:00:24

    Muito bom o material publicado. Parabens a equipe que preparou. Se vê que tudo foi feito com muito carinho e amor. Com certeza foi este o motivo de sair tão especial assim este material.
    Usamos na paróquia e foi de um valor imenso.
    Agradeço a todos que tiveram esta ousadia e que ao mesmo tempo quero dizer que foi um forte modo de evangelizar e de dar testemunho de ser discipulo e missionário.
    Abraço e os votos de uma feliz e santa Páscoa.

  2. Ilma Santos
    maio 04, 2009 @ 09:08:57

    Gostaria que me ajudasse a escrever um texto sobre “Qual a relação entre o hip hop, streetdance e streetbol com A Paz é Fruto da Justiça Social”. Não estou conseguindo redigir o texto e tenho que entregar este trabalho hoje a noite na escola.

  3. julio
    maio 04, 2009 @ 09:42:12

    Ilma o tema é muito bom, a cutura é ótimo instrumento para superar a violência . Um bom exemplo é o trabalho dos Meninos do Morumbi que atuam com dança e músia e tem reconhecimento internacional. Consulte o site http://www.meninos do morumbi.org.br .
    Os jovens tem que ser valorizados na sua linguagem , e a linguagem que mais gostam é a dança e a música .
    A cultura HIP HOP contribui em muito para a cultura da paz .

  4. Tatiana Capille Salles
    maio 04, 2009 @ 13:07:08

    Ilma, há também um filme ” Escritores da Liberdade” que pode agregar ao seu texto.
    abraços