Amar até os inimigos!!

O texto deste domingo, no dizer do Pe.Castilho, é muito mais forte e de maiores consequências do que parece a primeira vista. Jesus começa por modificar a velha lei de Talião. “Olho por olho dente por dente”.

Jesus afirma que as relações humanas não devem se orientar e viver mediantes leis e comportamentos de vingança, senão a partir da bondade que busca sempre o bem do outro.

Esta proposta não se pode interpretar no sentido de anular os direitos das pessoas, mas como princípio ético que coloca o bem dos outros na frente dos próprios interesses..

Isto representa uma revolução na convivência humana.
Deus trata a todos com igualdade e amor, a sua lei, cai por terra a teologia da retribuição e as seguranças que nos fazem pensar que somos melhores que os outros.

O amor de Deus é gratuidade e graça que superam os juizos humanos e nossa justiça limitada e regrada.
A perfeição de Deus não se pode atingir mas é meta a ser buscada sempre.

2 Comentários

  1. Tânia Serrano Ramos
    fev 20, 2011 @ 20:27:26

    “A perfeição de Deus não se pode atingir mas é meta a ser buscada sempre.”

    Senhor … que eu busque essa meta sempre e … pra sempre!!!
    * A * M * É * M *

  2. Tatiana capille Salles
    fev 28, 2011 @ 15:18:29

    Do velho ensinamento : ” Olho por olho dente por dente ” ao novo ensinamento de Jesus : ” Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem …fazei o bem a quem vos tem ódio “e ” Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses ” .

    Ensinamento de amor e reconhecimento de que as pessoas podem errar, mas que devemos ser capazes de perdoar.