Bolsonaro perde na Justiça ação movida contra o Pe. Julio Lancellotti

O juiz Marcelo Nobre de Almeida, da 7ª Vara Cível, da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, julgou improcedente a acusação do presidente Jair Bolsonaro contra o padre Julio Lancellotti por danos morais. A sentença foi publicada neste sábado (07/11). A ação se baseava num vídeo divulgado pela Internet em que o sacerdote defendeu os direitos das mulheres e criticou o machismo, a homofobia, a misoginia e a cultura do estupro – a gravação foi realizada na homilia de 05/03/2017, às vésperas do Dia Internacional da Mulher, no início do tempo da Quaresma, em que os cristãos são chamados à reflexão e conversão.

Na fala, Lancellotti disse ficar impressionado que o então deputado Bolsonaro tivesse tantos seguidores, apesar dos seus posicionamentos homofóbicos e violentos. “Isso é vergonhoso”, afirmou. Assista:

Na sentença, o juiz afirma não haver dúvidas de que “os posicionamentos adotados pelo réu efetivamente foram fortes e incisivos. Entretanto, não há como ignorar o contexto em que ocorreram”. Por isso, conclui: “a despeito do discurso acentuado do réu, não se vislumbra que o mesmo tenha tido animus específico de injuriar ou ofender o autor. O que se verifica foi ter ocorrido uma tentativa de defesa mais veemente de uma outra visão dos temas que eram objeto da pregação e que são diametralmente opostos ao que é utilizado como bandeira pelo demandante (Bolsonaro). Em consequência, tem-se como inexistente a prática de conduta ilícita pelo demandado, afastando a possibilidade de sua responsabilização civil”.

Bolsonaro foi condenado inclusive a pagar as custas e honorários do processo.

Segue a íntegra da homilia:

4 Comentários

  1. Maria Carvalho
    nov 07, 2020 @ 16:04:24

    Ainda bem que a Justiça se tocou sobre o machista que “desgoverna” o país. E viva o trabalho humanista e solidário do Pe. Júlio Lancellotti . A Justiça tarda, mas não falha!

    Reply

  2. Maria Carmen Mendes
    nov 07, 2020 @ 19:18:55

    Ate que enfim parece que começaremos a ter justiça nesse Pais.

    Reply

  3. Geraldo Luiz da Silva
    nov 08, 2020 @ 06:57:10

    Graças à Deus mais uma vitória da justiça sobre esse impiedoso que hoje é presidente. Que passe logo esse tempo tenebroso que estamos vivendo.

    Reply

  4. Maria Lourdimar Alves ESilva
    nov 21, 2020 @ 23:51:09

    A Justiça fez justiça.

    Reply

Deixe um comentário