Campanha Ficha Limpa ultrapassa 400 mil assinaturas e prepara 3ª Mobilização Nacional

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) contabilizou cerca de 410 mil assinaturas em seu último balanço oficial da Campanha Ficha Limpa. A iniciativa do MCCE precisa chegar a 1,3 milhão de assinaturas para enviar à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Para incentivar ainda mais a coleta de assinaturas, o
Movimento realizará a 3ª Mobilização Nacional no segundo turno das eleições, 26/10.

Após a realização da 2ª Mobilização Nacional, que aconteceu entre os dias 1º e 5 de outubro, o MCCE divulga o novo balanço da Campanha Ficha Limpa. O Movimento contabilizou cerca de 410 mil assinaturas nesta semana. As Mobilizações são momentos nos quais o MCCE, junto com os Comitês 9840 municipais e estaduais, concentra ações na coleta de assinaturas. Na última semana de outubro, o Movimento promoverá a 3ª Mobilização Nacional, que desta vez acontecerá no domingo, 26/10, segundo turno das eleições.

Nesse dia, Comitês 9840 e voluntários da Campanha Ficha Limpa se mobilizarão, mais uma vez, pela coleta de assinaturas, principalmente em locais próximos às seções eleitorais. O MCCE contará, assim como no primeiro turno, com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que enviará comunicado a todos os magistrados envolvidos no processo do próximo dia 26. A orientação do Movimento é de que a coleta seja feita do lado de fora das seções eleitorais e somente depois que o eleitor votar.

O Projeto de Lei pretende alterar a Lei de Inelegibilidades tornando inelegíveis:

* As pessoas com condenação em primeira ou única instância por crimes como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas; e no caso dos detentores de foro privilegiado, com denúncia recebida por um tribunal;
* Parlamentares que tenham renunciado para fugir de cassações;
* Pessoas condenadas por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.

E mais:

* Estender o período que impede a candidatura, que passaria a ser de oito anos;
* Tornar mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições, fazendo com que as decisões sejam executadas imediatamente, mesmo que ainda caibam recursos.

Qualquer pessoa pode participar da Campanha Ficha Limpa coletando assinaturas durante e após as mobilizações. No site do MCCE (www.mcce.org.br) está disponível o modelo de formulário do abaixo-assinado. Basta imprimir, coletar as assinaturas e depois enviar para o endereço do Comitê Nacional do MCCE em Brasília.

Uma boa novidade para quem está coletando assinaturas: um link disponibilizado no site da Justiça Eleitoral permite a obtenção de dados do título de qualquer eleitor e eleitora do país, a partir do nome completo e da data de nascimento. A novidade traz mais facilidade e praticidade para os militantes e voluntários que atuam na coleta de assinaturas. Desde o início da Campanha constatava-se a dificuldade na obtenção do número do título de eleitor, visto que esta é uma exigência para validar a participação dos eleitores e eleitoras no abaixo-assinado.

A Campanha Ficha Limpa não tem prazo para finalizar a coleta de assinaturas e continuará até alcançar a meta de 1,3 milhão de assinaturas.

Mobilização em São Paulo

Sete cidades do Estado de São Paulo terão segundo turno: Bauru, Guarulhos, Mauá, Santo André, São Bernardo, São José do Rio Preto e São Paulo. Em todas elas serão organizados postos para coleta de assinaturas próximos às seções eleitorais.

Também está sendo ampliada a rede de postos fixos para coleta de assinaturas. Hoje há, no total, 17 postos fixos nas cidades de Bertioga, Guarujá, Guarulhos, Piracicaba e São Paulo (veja abaixo a relação completa). A coordenação da Campanha está incentivando esta ação especialmente em empresas, escolas e paróquias.

Entidades que apóiam a Campanha localmente, como a OAB-SP, PUC-SP, a Associação para o Desenvolvimento da Intercomunicação e a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, estarão reunidas para tratar das ações da 3° Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa no dia 20/10 (segunda-feira), às 19h 30, na sede da Comissão Justiça e Paz, Cúria Metropolitana (Av. Higienópolis, 890).

Mais informações sobre a Campanha Ficha Limpa em São Paulo podem ser obtidas no blog http://campanhafichalimpasp.blogspot.com.

Postos para coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa em São Paulo

São Paulo
. Casa do Advogado da Lapa – Rua Afonso Sardinha, 13 (Lapa) . De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
. Sala do Advogado/Fórum Lapa – Rua Clemente Alvares, 120 (Lapa) . De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
. Sala do Advogado/Fórum Nossa Senhora do Ó – Rua Tomaz Ramos Jordão, 101 (Freguesia do Ó) . De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
. Sala do Advogado Polícia Federal – Rua Hugo Dantola, 95 (Lapa) . De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (acesso restrito a advogados, estagiários, delegados e funcionários da instituição)
. Projeto O Autor na Praça – Espaço Plínio Marcos – Praça Benedito Calixto (Pinheiros). Aos sábados, a partir das 14h
. Instituto Cultural Chile – Brasil – R. Cerro Corá, 645 (Alto de Pinheiros) – De segunda a sexta-feira, das 11h às 14h/15h 30 às 18h; sábado, das 10h às 12h
. Tiffany Instituto (cabeleireiro) – Av. Água Fria, 1.769 (Água Fria). De segunda a sábado, a partir das 8h
. Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta (Jardim Paulista) . Às sextas-feiras, das 17h 30 às 19h 30
. PUC-SP – Rua Ministro de Godói, nº. 969, Perdizes – Prédio ERBM – Térreo (ao lado da Central de Cópias da PUC/SP) . De segunda a sexta-feira, das 11h às 14h 30 e das 18h às 20h, ou no PAC (Setor de Atendimento Comunitário), no mesmo endereço e andar do Prédio ERBM, sala 63 G, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h