Cáritas arrecada doações para vítimas das chuvas

Nos últimos meses, as regiões Norte e Nordeste sofreram os efeitos das fortes chuvas. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas por causa das enchentes. Para tentar amenizar os transtornos sofridos, as Cáritas Arquidiocesanas e Diocesanas, em parceria com as igrejas locais, estão promovendo campanhas de doação de alimentos, roupas, cobertores e água potável (filtros).

Cada estado está se articulando para atender a população atingida. No Maranhão, mais de 137 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes nos 41 municípios, sendo que 29 estão em situação de emergência. Dia 9 de maio, sábado, a Cáritas Regional e o Clube do Choro lançaram uma campanha de solidariedade durante um sarau de música. Após o evento, foi contabilizado o saldo de 525 kg de alimentos não-perecíveis, 80 peças de roupas e R$ 605,00. Todo dinheiro arrecadado será revertido em favor das vítimas. As doações também podem ser feitas na sede da Cáritas em São Luís.

De acordo com Ricarte Almeida, coordenador da Cáritas Brasileira Regional do Maranhão, as campanhas de apoio às vitimas das enchentes estão sendo muitas, mas ainda é preciso mais.

“As pessoas estão muito tocadas com o que está acontecendo e os atos de solidariedade estão sendo muitos. Moradores de outros estados e países nos procuram para oferecer ajuda, no entanto, precisamos fazer mais. O Maranhão tem atualmente cerca de 170 mil atingidos. Precisamos discutir com o Estado políticas públicas permanentes para evitar que a chuva não submeta tantas pessoas a essa situação de calamidade. O quadro é complicado e só tende a se agravar a cada ano”.

No Piauí, a quantidade de vítimas das chuvas ultrapassa o número de 36 mil. A cidade mais atingida no estado foi Esperantina, onde 4 mil pessoas encontram-se desabrigadas. As doações podem ser feitas em todas as paróquias da Arquidiocese de Teresina. Além da doação dos itens de primeira necessidade, também estão sendo arrecadados brinquedos para tentar amenizar o sofrimento das crianças que estão nos abrigos. Quem puder disponibilizar seu tempo também será bem vindo. As paróquias estão necessitando da ajuda voluntária para receber e separar os produtos.

Em outros Estados a situação não é diferente. No Ceará, de acordo com dados da Defesa Civil, 69 municípios foram atingidos pelas águas, 12 pessoas morreram, 140 estão feridas, 16.311 perderam tudo e estão desabrigadas. Já o Pará (na região Norte) está enfrentando a maior enchente de sua história. E no Amazonas, o governo decretou situação de emergência em todo o Estado.

Com a intensificação das chuvas, a Cáritas Nacional em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretende lançar uma campanha nacional de mobilização para ajudar os desabrigados pela chuva. Quem puder fazer doações em dinheiro para socorro imediato às vítimas, reconstrução de casas e recuperação dos meios produtivos poderá fazer o depósito nas contas disponibilizadas pela Cáritas.

Serviço:
Cáritas Brasileira Brasileira – SOS NORTE E NORDESTE
• Banco do Brasil: Agência 3475-4, c/c: 23091-X
• Banco Bradesco: Agência 606, c/c: 68000-1
• Caixa Econômica Federal: Agência 1041, operação 003, c/c: 935-1

Um Comentário

  1. Lucia H S Rocha
    maio 24, 2009 @ 21:23:41

    Tenho roupas e sapatos para doar às vítimas das chuvas do Norte e Nordeste.
    Há alguma instituição que pudesse buscar tais itens para serem enviados às vítimas?
    Quais as garantias que eu tenho de que os itens serão DE FATO doados?

    Obrigada,

    Lucia.