Missa dos Santos Óleos reúne 3 mil pessoas na Região Episcopal Belém

A missa com a  Bênção dos Óleos reuniu cerca de três mil pessoas, vindas das 64 paróquias da Região Belém, nesta quarta, 20 de abril, na quadra do colégio N.Sa. de Lourdes, na Água Rasa, Zona Leste. Vieram em tão grande numero e representação,  para demonstrar a unidade eclesial. A Comunidade São Miguel Arcanjo também estava bem representada.

A celebração começou pontualmente às oito da noite e foi presidida pelo Bispo da Região Belém D. Edmar Peron, com a participação de mais 180 religiosos entre padres, irmãs, diáconos e leigos.

D. Edmar empunhando o báculo disse na homília que era a sua primeira missa nesse evento, tendo em vista sua recente sua ordenação para a Região. Acentuou que estava lá como Bispo, mas que gostaria de ser visto também como cada um dos fiéis. Convocou os padres à sua frente e perguntou-lhes se confirmavam que estavam ali para servir a evangelização na região, renovando suas promessas sacerdotais. Em seguida foi realizada a apresentação dos óleos para bênção e o coral e toda a assistência entou o cantigo: “O Óleo a ser consagrado/desceu do tronco fecundo/Por nós vai ser ofertado/A quem salvou este mundo!”

A missa durou 120 minutos e a leitura final do folheto foi feita pela Irmã Iracema, lembrando a Campanha da Fraternidade de 2011: “O desperdício de recursos naturais, o modelo de produção que exclui a maioria das pessoas ao mesmo tempo em que degrada a natureza…; tem colocado em risco a harmonia ambiental que sustenta a vida em nossa casa, o Planeta Terra. Declaramos por isso nosso compromisso com a vida digna de todo ser humano…; com a revisão de atitudes e projetos que devastam os bens naturais…; com a prática dos ensinamentos cristãos que demonstram que não há como amar a Deus sem amar e respeitar toda sua criação.”

No  momento destacado, a consagração dos óleos, cuja solenidade  revelou muita emoção e participação das paróquias da Região. Os Santos Óleos serão depois serão enviados para todas as paróquias, para serem utilizados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Finda a missa, todos sairam sob um céu azul e lua cheia, noite outonal quente, após um dia escaldante de 30°C na cidade, um sinal evidente do aquecimento global.

Reportagem e Fotos: Carlos Beatriz e Wanderley de Oliveira

É a Comunidade São Miguel Arcanjo participando intensamente desta Semana Santa.

[nggallery id=133]