Chegou carregado, saiu carregando!

O capitulo 2 de São Marcos começa dizendo que:¨Entrando de novo em Cafarnaum, depois de alguns dias souberam que ele estava em casa¨.

A casa em Marcos se contrapõe à Sinagoga, pois é lá na CASA que JESUS prega e liberta!

Na frente da CASA reuniu-se tanta gente que não era possível entrar nem sair, todos queriam encontrar JESUS, é lá na CASA que está a novidade.

O paralitíco é o excluído, o pecador castigado, o impuro que não tem como chegar a JESUS, a novidade não está a seu alcance, a situação é desesperadora, está condenado a imobilidade por seus pecados e pela exclusão que o paralisa.

Quatro pessoas solidárias o carregam em seu leito, mas não há como passar a multidão que se comprime à porta da CASA. A única maneira, talvez a mais difícil, é subir no telhado, abri-lo e descê-lo bem onde está JESUS.

Assim é que fazem e JESUS admira-se de sua fé, o excluído vem para o meio, o evitado chama a atenção de todos, o impuro rompe as barreiras e para horror dos escribas que estavam lá bem sentados para vigiar, JESUS corta o mal pela raiz dizendo: Filho teus pecados estão perdoados!

Não há mais motivo para exclusão, a impureza não tem mais razão de ser. Os escribas pensam que JESUS está blasfemando, pois só DEUS pode perdoar os pecados.

Ao perceber o pensamento dos escribas JESUS declara: Que é mais fácil dizer ao paralítico teus pecados estão perdoados, ou dizer levanta-te toma o teu leito e anda?

JESUS acaba com toda a exclusão e com a autoridade de quem ama diz: Pois bem para que saibais que o FILHO DO HOMEM tem poder de perdoar pecados na terra, EU TE ORDENO – disse ele ao paralíco – levanta-te, toma o teu leito e vai para casa.

O que chegou CARREGADO SAIU CARREGANDO !

Nunca vimos coisa igual, disseram todos!!

Na CASA e não na Sinagoga alguém que ensina com autoridade! A CASA aberta para todos que entram até pelo telhado!

Marcos quer nos ajudar a responder -QUEM é JESUS? – e vai nos ajudando aos poucos e nós vamos construindo a resposta que nos liberta e nos livra de toda paralisia.

Na CASA reside a palavra, a cura e o perdão!

JESUS que eu te procure
paralítico ou não
carregando ou sendo carregado,
como doente ou como irmão
que descubra, sempre ,
a ternura de TEU CORAÇÃO.


Assista abaixo à homilia do Pe. Júlio sobre a cura do paralítico (Missa de 22/02/2009, 18h):

3 Comentários

  1. Gislene Cantiere
    fev 22, 2009 @ 20:25:33

    A liturgia da palavra de hoje 22/02, tocou fundo meu coração pois me fez lembrar de um período muito difícil em que passei por uma depressão e fiquei de cama, era uma paralítica espiritual e emocional, e Deus na sua misericordia de Pai amoroso, enviou alguns anjos para me ajudarem a enxergar que tudo se fez e se faz novo a cada dia, e eu tenho reconhecido e experenciado coisas MARAVILHOSAS! poruqe DEUS é PERFEITO e é o dono e Senhor da minha vida. Obrigada, obrigada e obrigada…Você também pode levantar-se, é só crer e se entregar…

  2. Lilian
    fev 22, 2009 @ 21:42:42

    Jesus cura a sogra de Pedro, cura o leproso, cura o paralítico, faz cegos enxergarem, mudos falarem…e enche meu coração de esperança…Meu filho João Pedro é especial e eu luto cada dia ao seu lado para que ele supere barreiras…as que a doença lhe coloca, as que a medicina não explica, a discriminação que às vezes sofremos juntos, fora o total despreparo do sistema de saúde e o educacional para crianças como ele. Como sempre digo a ele:”eu não vou desistir nunca de você”, espero a cura do meu anjo em Jesus e sei que tenho que viver um
    dia de cada vez e lutar para que ele viva feliz e dignamente todos os dias.
    A missa hoje foi uma benção, o momento da eucaristia único e a nossa querida Liliana cantando após a comunhão …simplesmente perfeito.

    Jesus, eu te amo!

    LILIAN (mãe do João Pedro)

  3. Tânia Serrano Ramos
    fev 26, 2009 @ 02:47:27

    Padre Júlio nos falou:
    Jesus é o A M O R ! ! !