Começa em Aparecida a assembleia dos bispos

Teve início na manhã desta quarta-feira, 4, e segue até o próximo dia 13, a 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento acontece pela terceira vez no Santuário Nacional de Aparecida. As duas anteriores, 2ª e 8ª aconteceram nos anos de 1954 e 1967, respectivamente.

Dois temas centrais serão discutidos este ano: o primeiro as eleições da nova presidência da CNBB e Comissões Episcopais, e o segundo a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio (2011-2015).

Desta vez o evento ocupa, temporariamente, o espaço do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao lado do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). São 16.500 metros quadrados divididos em 40 salas e o auditório principal com 450 lugares para as principais discussões do evento, segundo informou o engenheiro da Lótus Empreendimentos, empresa que gerencia e implanta projetos para o local da Assembleia, Eric Pelogia Pieri.

Cerca de 400 funcionários do Santuário Nacional de Aparecida trabalham para a realização do acontecimento. Os mais de 300 bispos presentes na Assembleia estão hospedados em quatro hotéis da cidade, próximos ao Santuário Nacional. “Nós acabamos de concluir a penúltima fase do Centro de Eventos. Ele ainda terá uma última fase para ficar totalmente concluído. Está sendo utilizada boa parte de estrutura móvel que ainda ficará assim até a próxima Assembleia de 2012”, disse o responsável pela estrutura do local e ecônomo do Santuário Nacional, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo.

Ao todo há cinco empresas envolvidas com a estrutura da 49ª AG. Segundo o engenheiro da Lótus Eric Pelogia, a estrutura física com divisórias foi pensada para a melhor circulação e aproveitamento de espaço do evento. “Como é um local temporário, nós optamos por usar divisórias que deu um aspecto visual e de ocupação do espaço muito bom. Nós (Lótus) coordenamos as empresas contratadas, cada uma na sua especificidade: montagens, instalações, informática”, explicou o engenheiro.

Ao longo da 49ª AG terá à disposição dos bispos uma equipe médica que realizará campanhas de vacinação e todos os tipos de atendimento: simples, de urgência e emergência. A equipe é formada por dois médicos (um em cada turno) e duas técnicas em enfermagem que estarão de plantão ao longo de todo o evento. Uma UTI móvel também está à disposição da equipe. A primeira campanha de vacinação contra a gripe tem início hoje, 4. A equipe é coordenada pelo médico Dr. Francisco Roberto Monteiro, gerente do Departamento Médico do Santuário.

Expectativas

O subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre Antônio Silva da Paixão (Nequinho) disse estar animado com o local da Assembleia, principalmente porque o novo local trouxe o evento para junto do povo. “O ambiente é muito acolhedor e, ao lado disso tem toda a mística própria do lugar que vai favorecer o desenvolvimento desta Assembleia. Ao mesmo tempo temos outra riqueza que é a proximidade com o romeiros que vêm de todas as partes do Brasil em busca das bênçãos de Nossa Senhora Aparecida”, disse Nequinho.

Futuro

O reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci José Nicioli, antecipou o andamento dos trabalhos da estrutura fixa da Assembleia Geral da CNBB, que, segundo ele, deverá começar a ocupar o novo espaço a partir de 2013. “A estrutura física da Assembleia está sendo construída na Cidade do Romeiro que fica a 800 metros da Basílica. São 180 mil metros quadrados e 330 apartamentos que deverão hospedar todos os envolvidos com o evento. Em 2015 toda a estrutura estará concluída”, antecipou o reitor.