Doutora Teresa de JESUS!

Dia 15 de outubro de 1582 faleceu a grande reformadora, poeta, mística, andarilha, doutora do Amor e da Oração, escritora primorosa, ferida, perseguida e protegida, luminar da Igreja.

Canonizada em 1622, foi proclamada Doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI em 1970, título reservado até então só para santos, grupo fechado e seleto, tinha que ser aberto por uma incomparável, irrequieta e instigante mulher: Teresa, a de Ávila, a de JESUS!

TERESA aquela de JESUS!

Fascinada pela oração, como nos diz o Frei Patricio Sciandini. Deixa-se amar pelo pelo SENHOR que a conduz no ¨Castelo Interior¨.

Santa Teresa D’Avila é considerada uma das sete maravilhas da espiritualidade humana, estudada por teólogos, psicanalistas e psicológos.

No seu dia celebra-se o dia dos professores, que atualmente passam por imensas dificuldades nas escolas públicas, e que precisam de muito estímulo e mistíca para não desanimarem e assumirem como sua protetora a missão de humanizar a vida!

Santa Teresa nos envolve e questiona, tem pressa e caminha com calma, fala, escreve, consola e desafia. Entende o mundo na poesia, é séria e divertida, ensina o silêncio e que DEUS anda entre as panelas e frigideiras e gostava de trabalhar na cozinha!

Que mulher! Que Santa! Que doutora!

Fundadora, reformadora, alguns queriam que ficasse no convento fiando, mas pelo mundo foi andando!

Só com ela rezando, oremos:

Senhor nos TE pedimos
Que pela intercessão de Santa Teresa
possamos descobrir no poço do nosso coração.
A Água Viva para regar o jardim da nossa oração
deixando-nos amar.
Pela tua bondade, cantando as tuas misericórdias.
AMÉM.

(esta oração está no devocionário e novena a Santa Teresa D’Avila, de Frei Patrício Sciandini, Edições LOYOLA)

4 Comentários

  1. Lilian
    out 15, 2009 @ 02:14:07

    Ah, Santa Teresa!
    Sempre me inquieta.
    E sempre me apazigua,
    pois não me deixa esquecer que…
    “Quem a Deus tenha,
    Nada lhe falta,
    Pois só Deus basta”.

    Parabéns, Padre Júlio. Em poucas palavras, um belíssimo retrato de Santa Teresa de Ávila.

    Paz e Bem!
    Lilian

  2. alexandre nunes
    out 15, 2009 @ 08:23:50

    Parabéns Pe. Júlio e a todos os professores pelo seu dia. Vocês possuem uma gloriosa profissão que infelizmente não vem sendo valorizada. Que Deus os abençõe…

  3. Tânia Serrano Ramos
    out 15, 2009 @ 12:35:33

    EM LOUVOR AO MESTRE
    A humanidade inteira tem carências de bons professores, que não se limitam apenas a transmitir conhecimentos, acontecimentos históricos, fórmulas matemáticas ou as maravilhas do pensamento humano.
    O papel do educador é muito mais amplo e precioso e por isso mesmo deve acompanhar o desenvolvimento intelectual do educando nas suas primeiras experiências contra as barreiras do mundo.
    Cada dia, cada hora deve ser uma consagração ao esforço do professor. Enfrentando intempéries, incompreensões, baixos salários e desajustes vários, o professor desempenha o seu papel de relevante importância, ensinando, formando caráter e aprimorando personalidades; seja no Ensino Infantil ou nos anfiteatros das respeitadas Universidades. Contribuir para a formação do caráter do jovem, e seu ideal é uma tarefa que enaltece o mestre e o faz responsável pelo sucesso da pessoa, formada sob a inspiração dos seus conhecimentos. Para nós professores, importa tão somente, que ao nosso lado possam os alunos receber as luzes do coração de mestre, como um farol nas trevas.

    Aqui está alguns pensamentos de Rivaldo Cavalcanti, que muito me agrada:

    “Mestres, ensinai aos vossos alunos que toda luta em favor de um ideal é uma luta santa.”

    “Mostrai aos que recebem vossos ensinamentos que viver sem ideal definido, é percorrer caminhos em círculos, onde o saber não poderá alicerçar-se nem dar frutos.”

    “Mestres, Vós sois os faróis luminosos que conduzem as mentes ainda não abertas, à cultura e à perfeição do saber.”

  4. m angelica t leone
    out 15, 2009 @ 14:53:58

    “teresa sem a graca de DEUSé uma pobre mulher,com a graca de DEUS uma fortaleza,com a graca de DEUS e muito dinheiro, uma potencia.””Estas palavras sao dessa Santa, que sabia fazer uso das coisas materiais, com sabedoria e inteligencia, para cumprir as promessas de DEUS.O que mais me encanta em Santa Teresa , é saber , que das coisas mais simples ,as mais sofisticadas, ela esbanjava sempre de muita alegria.Alegria contagiante.Mais ma prova de que pra seguirmos nossos caminhos, por mais dificeis que sejam,nao precisamos ser sisudos.Quero parabenizar a todos os professores de nossa comunidade,e que vcs sempre consigam passar para seus alunos , com alegria, seus aprendizados!!!!!Isso é dom de DEUS!!!!!!