Educandário São José do Belém celebra 100 anos

Fonte: O São Paulo

Quando o pequeno Júlio Lancellotti, então com 6 anos, recebeu a primeira Eucaristia, no pátio do Educandário São José do Belém, não imaginava que quase 50 anos depois celebraria, como padre, o centenário da fundação daquele centro educacional mantido pelas irmãs do Sagrado Coração de Maria. A celebração, presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, na sexta-feira, dia 7, reuniu muitos ex-alunos que hoje tem filhos, netos ou sobrinhos estudando no Educandário.

A história da obra social começou no dia 22 de março de 1909, quando as irmãs Rita do Coração de Maria, Prisca do Santíssimo Sacramento e Laurentina do Precioso Sangue instalaram-se no bairro operário do Belenzinho. À época, elas contaram com o apoio de dom Duarte Leopoldo e Silva, pastor da então recente criada Arquidiocese de São Paulo.

Tudo começou com o Asilo São José, cuja manutenção ficava a cargo de benfeitores amigos das religiosas da congregação fundada por Bárbara Maix. Com o tempo, o espaço foi abrigando internato, semi-internato e externato e, por volta de 1940, firmara-se como escola primária. Por insistência dos pais, o Educandário expandiu suas atividades de ensino até a oitava série.

Foi por este período que padre Júlio Lancellotti estudou no Educandário. A mãe do sacerdote também foi aluna das irmãs, com uma bolsa conseguida pelos serviços prestados pelo avô – mecânico que consertava as máquinas de lavar roupa da instituição.

A missa foi animada com músicas interpretadas pelas crianças que estudam no Educandário. Em homilia, dom Odilo ressaltou a importância do trabalho de educação que a Igreja promove junto a comunidades carentes. Para o acerbispo, o Educandário São José cumpre o papel de ser prensença de Deus no meio das famílias beneficiadas ali no bairro do Belenzinho.

Aproveitando a leitura em que Jesus pede para que as crianças sejam trazidas a ele, dom Odilo mostrou a importância de fazer com que os jovens cresçam cercados pelas experiências religiosas. “Quem levava as crianças a Jesus Cristo?”, perguntou. “Eram as mães!”, ele mesmo respondeu, emendando que “hoje também cabem a vocês, mães, pais, avós, conduzir seus filhos até Jesus Cristo. Ensinar-lhes a fazer o sinal da cruz, a rezar as primeiras orações”.

Além do centenário do Educandário, as irmãs do Sagrado Coração de Maria celebraram na mesma data os 160 anos de fundação da congregação. Irmã Eurides Alves de Oliveira, representante da diretora geral, irmã Marlise Hendges, falou sobre o desejo das religiosas em oferecer vida mais digna às várias crianças que passaram e passam pela instituição. A coordenadora provincial, irmã Ernilda Souza Nascimento, chamou a atenção para o fato de que quem faz o Educandário acontecer é a própria comunidade.

2 Comentários

  1. Magnus Regis
    maio 26, 2009 @ 10:14:54

    Uma pequena correção: No último parágrafo, o nome da Congregação é Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

    Abraços!!

  2. Lucilene
    dez 02, 2009 @ 20:57:19

    LUCILENE RAMOS DA CRUZ
    Brasileira, solteira, data nasc: 19/04/1975.
    Rua: Erva de touro, 330 – São Miguel Paulista – São Paulo – SP.
    08041-810 telefone: 2052-7203 cel.: 8304-5372

    Cargo Pretendido: PDI/Fund.1

    Formação Acadêmica

    Ensino Médio Completo
    E. E. P. S. G. DEP.”MANOEL DE NÓBREGA” (1993)

    Curso Superior

    UNIP – Universidade Paulista
    Pedagogia – Concluída em 2007

    Histórico Profissional

    CEI Tereza D’Ávila – 19/02/2008 (atual)
    Função: ADI

    Associação Aliança de Misericórdia – Creche São Miguel Arcanjo – 06/04/2007 a 28/12/2007 (contrato)
    Função: ADI (Estagiária)

    Colégio Tutto Amore – 10/01/2007 a 09/03/2007 (contrato)
    Função: ADI (Estagiária)

    Legas Metal Center Ltda. – 08/2000 a 12/2005.
    Função: Vendedora / Auxiliar de loja / Recepcionista

    Habilidades

    Cadastro, Fechamento de Caixa, Atendimento ao Cliente, Rotinas Departamento de Pessoal, Venda Ativa e Passiva, Consulta ao SPC, Serasa, Sintegra e INPI. Atendimento a alunos e professores, Auxilio administrativo a equipes reponsáveis por projetos educacionais de educação no trânsito, participação e interação nas atividades da gestão escolar, administrativa e pedagógica, elaboração de semanários e projetos escolares. Conhecimento em toda rotina das atividades de creches.

    Cursos Extras Curriculares

    Operadora de Caixa 30h (curso interno)
    Operadora de Telemarketing 50h (SERT)
    Habilidades em Negociação 12h (Nuclave)
    Encontro pedagógico 7h (Objetivo) – Português/Matemática – tema: Atividades Complementares
    Encontro pedagógico 6h (Objetivo) tema: Gêneros textuais e ensino: aspectos de interesse para o trabalho nas séries iniciais do Ensino Fundamental
    Desenho Curricular da Educação Infantil – 1h – Colégio Marista Arquidiocesano
    Múltiplas Linguagens na Educação Infantil – 01h30min – Colégio Marista Arquidiocesano
    Letramento do Educando e do Educador – 2h – Colégio Marista Arquidiocesano

    Estágios

    EMEI – Afrânio Peixoto – 60 horas
    CEI – Ninho Alegre – 50 horas
    Colégio Gama Peixinho – 50 horas
    Colégio Tutto Amore – 03 meses
    Associação Aliança de Misericórdia – 08 meses

    Informática

    Windows/ Word/ Excel/ Power Point/ Internet e Outlook/ Access/ Digitação