Eis o cordeiro de Deus!

Clique abaixo para ouvir a homilia do Pe. Júlio na missa das 18h de 18 de janeiro:

[audio:Homilia20090118.mp3]

Neste Domingo, 18 de janeiro, segundo do tempo comum, São João Evangelista nos relata como São João, o Batista, apresenta a Jesus aos seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus”. O texto nos diz que ouvindo essas palavras os discípulos do Batista seguiram a JESUS. O chamado, a resposta, a vocação, o mistério do Amor de Deus em nossas vidas. O testemunho que faz conhecer e dá veracidade ao que se anuncia.

André é dos discípulos que segue a JESUS, que quer saber onde mora e permanece ao seu lado e mais vai buscar seu irmão Simão, anunciando “Encontramos o CRISTO”. João Batista mostrou JESUS a André que mostrou a Pedro e assim por diante até hoje. Quem mostrou JESUS para mim, quem mostrou JESUS para você, e nós mostramos JESUS para quem? A vocação nos faz conhecer e anunciar, testemunhar e por amor revelar!

Somos discípulos e missionários como insiste a Igreja, pelo batismo filhas e filhos de Deus.

Quem me mostrou JESUS?

Na minha vida muitas pessoas me mostraram Jesus para segui-lo e amá-lo, para citar, apenas algumas: minha mãe e meu pai, Irmã Teofila minha primeira professora, Ir. Inesita, Pe. Martinho, D. Luciano Mendes de Almeida, D. Paulo Evaristo Arns, Daniel, Mislene, Naná, Vítor e todos da Casa Vida, os moradores de rua, os idosos e todos que pelo seu sofrer e alegria perseveram na fé e vivem com imenso AMOR.

12 Comentários

  1. Lilian
    jan 17, 2009 @ 17:14:31

    Quem me mostrou e mostra Jesus…

    A sua pergunta levou-me a uma viagem. Da infância até hoje tantas pessoas, tantos episódios foram revisitados. Em quantos momentos Jesus foi apresentado aos meus olhos cegos. Em quantos momentos vivi o Amor e nem me dei conta. Sua pergunta coloca Jesus no centro de nossa existência. Fazer a revisão da vida pela ótica que a pergunta sugere é revestir nossa própria história com nova roupagem. É reescrever o passado. É trazer novos significados ao presente. É gravar o futuro com as tintas da esperança de construção do Amor, no Amor, para o Amor.

    Padre Júlio, suas crônicas inspiradas tocam.
    Agradeço, mais uma vez.
    Lilian

  2. Ignês Foglia
    jan 18, 2009 @ 15:15:12

    Quem primeiro me apresentou Jesus foi minha mãe, Ir.Brígida minha catequista, meu pai na sua longa doença e muitas pessoas mais, inclusive você Pe Júlio, mas eu dizer que conheço Jesus acho que é pretensão de minha parte, pois se eu o conhecesse, seria mais paciente seria mais amiga dos que me rodeiam. Tento fazer a minha parte, mas estou anos luz de chegar perto de Jesus e dizer “oi amigo eu já O conheço”. Acho que Jesus deveria ser apresentado àqueles que hoje fazem essa guerra insana onde tantas pessoas inocentes perdem suas vidas e seus sonhos. Lendo João o Evangelista vou tentar seguir seu chamado tentar evitar muitas guerras domésticas, comunitárias e se puder mundial (modestia à parte)
    Ignês

  3. Octavio L. F. Leo
    jan 18, 2009 @ 18:58:11

    Depois de nossa família ter saído em viagem de férias, que alegria podermos ler textos e experiencias de vida tão lindas. No interior de Minas onde estivemos, longe do barulho da cidade grande, quantas vezes nos lembramos de voces. Poder acordar com o cantar dos pássaros, sentir a natureza tão linda ao nosso redor, nos levou nesses dias a estarmos um pouco mais perto de Deus, a meditarmos sobre a riqueza da Vida, sobre nós, sobre nossa existencia e sobre nosso compromisso aqui com todos os humanos.A ter tido a oportunidade unica de ver e conhecer pessoas tão simples, tão humildes e tão generosas que em suas pequenas cidades, vivem de seu trabalho com as mãos (um doce caseiro, um artesanato, um crochê etc…). E como veem a vida numa visão diferente da nossa.
    A manifestação de Jesus que vivenciamos nos 2 últimos domingos (festa de Reis e o Seu batismo) e nesse domingo com o anúncio e a apresentação de Jesus para todos nós, faz-nos pensar e agir, assim como André, onde podemos encontrar o Cordeiro de Deus. E Jesus nos mostra em todos os momentos a sua face, tão linda e tão sofrida no seu povo. Nós é que tantas vezes não o reconhecemos.
    Que tenhamos a coragem de agradecer essa Graça da revelação e de testemunharmos com nossas vidas que Jesus está vivo e que habita entre nós.
    E como é bom voltar a ler e meditar sobre os teus textos Julio. Voce é o nosso mestre. Oxalá possamos tê-lo entre nós por muito tempo, para que possamos nos tornar melhores, seguindo os teus passos que são os passos de Jesus aqui na Terra.

  4. Débora e Josuel
    jan 18, 2009 @ 21:59:04

    Padre Júlio, a data 21 de Dezembro será uma data muito importante e inesquecível para nossa família, por vários motivos: Apresentação da Sophia para Jesus (Batizado), pela confirmação do meu casamento e pela madrinha maravilhosa Dona Alzira. Além disso, por todo ritual do Batismo que foi emocionante e diferente. Que Deus abençoe todos estes anjinhos, que tenham muita saúde, paz e muita fé. Vou dizer que após o Batizado a minha família ficou mais unida. Agradeço a toda equipe do Batismo e especialmente ao senhor que nos proporcionou estas emoções jamais sentidas e que ficará registradas para todo o sempre. Obrigada! E que Deus nos abençoe, Amém!

  5. Silmara e Fernando
    jan 18, 2009 @ 22:19:19

    Minha família me mostrou Jesus quando pequena e diante de algumas dificuldades, nos afastamos e acabei desacreditando na minha fé. Busquei caminhos alternativos e ao conhecer as celebrações do Padre Júlio ele mostrou-me que o meu amor estava apenas adormecido, “quem vai nos separar do amor de Cristo?” É muito bom estar na casa de Deus, me conforta. Eu sempre chamava meu noivo para as missas em outras paróquias, percebia que era um pouco forçado. Ele nunca teve vivência na igreja e após conhecer a celebração do Padre Júlio ele é que me chama primeiro! Ele sente falta, isso é muito legal, Jesus manifestou no coração dele, nossos caminhos melhoraram, somos muito mais felizes, muito amor ao próximo! Padre Júlio você é o responsável por nos mostrar que Jesus está presente todos os dias. Hoje confirmamos nosso casamento, estamos muito felizes pois seremos abençoados por intermédio de suas mãos.

  6. Tatiana
    jan 19, 2009 @ 09:50:40

    Nascida e criada em um lar católico, conheci primero à Deus. Me foi apresentado por meus pais, enquanto ainda era um bebê por meio de orações . O chamava de “ Papai do céu “. Um pouco mais tarde, conheci também Jesus, o filho de Deus, e as estórias da Bíblia que eram contadas por meus meus todas as noites antes de dormir, depois da leitura rezávamos meu pai, minha mãe , meu irmão e eu, juntos, em voz alta, após falávamos um para o outro: “ Dorme com os anjinhos, com o Papai do Céu, até amanhã e tchau! “.

    Lembro-me também que quando meus pais tinham amigos em casa, antes de irmos para o quarto rezar e dormir, meu irmão e eu, nos despedíamos das visitas com a frase : “ Dorme com os anjinhos, com o Papai do Céu, até outro dia e tchau ! “, as visitas ficavam encantadas !

    Depois, o catecismo, o crisma e sempre presentes na igreja, pois meus pais sempre foram muito engajados nas atividades da Igreja Belo Ramo, na Vila Matilde, eram da secretaria, dispunham do seu tempo para organização de festas da comunidade e ministravam o curso de Encontro de Casais.

    Por um tempo, me afastei um pouco da igreja, por falta de tempo, faculdade, passeios, viagens, namoro, etc, no entanto, sempre estive em sintonia com Deus, Jesus e Nossa Senhora Aparecida, com muito amor e fé.

    Na celebração do meu casamento, em 11 de outubro de 2008, com o querido Pe. Julio, que me tocou o coração profundamente, resolvi voltar à frequentar à missa, que como disse em um outro post ,neste mesmo site, é onde conhecemos À fundo o Evagelho , a palavra de Deus e as lições que Jesus nos ensinou.

    Fico feliz por meu marido ter aceito meu convite, e a partir de então, estamos assíduos às missas de domingo.

    Tatiana Capille Salles
    19/01/09

  7. Tatiana Capille Salles
    jan 19, 2009 @ 11:24:00

    Conheço alguns nomes pelos quais chamamos comumente a Jesus:

    Filho de Deus, o Filho do Criador, o Salvador, Cordeiro de Deus ( como apresentado por João Batista, aos seus discípulos).

    Eu, como formanda em Pedagogia e apreciadora da leitura, sou apaixonada pela arte da escrita. Sinto-me bem e confortável ao colocar-me frente ao computador e digitar o que vai ao meu coração.

    Porém, não me sinto profunda conhecedora da Bíblia, por isso fiz uma pesquisa e posto aqui, o resultado do que procurava.

    Na Bíblia são citados ainda outros títulos a Jesus Cristo, como :

    Príncipe da Paz, Deus Forte, Maravilhoso Conselheiro, Santo, Autor da vida, Rei dos reis, Luz do mundo, Filho amado, o Primeiro e o Último, a Videira verdadeira…

    Além dos acima citados, há os que Ele atribuiu À Si mesmo :

    • “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede.” (João 6:35)
    • “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida.” (João 8:12)
    • “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo.” (João 10:9)
    • “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”(João 10:11)
    • “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (João 11:25)
    • “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)
    • “Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)

    Com amor,
    Tatiana Jurkstas Capille Salles

  8. Giane Couto
    jan 19, 2009 @ 16:37:07

    Amado Padre Júlio!
    Que alegria minha, poder estar na missa, ontem.. Suas palavras cristãs enchem meu coração de amor,de fé, esperança,coragem…Peço à Deus que continue abençoando abundantemente sua caminhada, para que o senhor continue sendo esse perfeito instrumento do Pai.
    O site está muito bonito, muito rico ; amei o vídeo “católicos,voltem para a igreja!”
    Com Amor
    Giane Couto

  9. Tatiana Capille Salles
    jan 20, 2009 @ 13:03:14

    OLá

    Estava pesquisando algumas músicas … encontrei muitas lindas, lindas, que aos poucos, vou postar aqui no Blog .

    Fiquei muito feliz por ter encontrado a ” IDA” que cresci cantando alegremente na Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo ( Vila Matilde), por ocasião da importante homilia do Pe. Julio à respeito de Jesus, segue :

    *** IDA ****

    (Frei Kiko) 69205346 – Mercury
    QUEM É QUE VAI? (EU VOU, EU VOU)

    QUEM É GUE VAI? (EU VOU, EU VOU)

    QUEM É QUE VAI NESSA BARCA DE JESUS, QUEM É QUE VAI? (2X)

    JESUS ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

    COM UM SORRISO, ESPERANDO POR VOCÊ

    A CAMINHAR, ESPERANDO POR VOCÊ

    NA MULTIDÃO, ESPERANDO POR VOCÉ

    A SUA MÃO, ESPERANDO POR VOCÊ

    A ACENAR, ESPERANDO POR ROCE

    CHAMANDO O BEM, ESPERANDO POR VOCÊ

    DE CORAÇÃO, ESPERANDO POR VOCÊ

    QUEM É QUE VAI…

    Fonte : http://www.portaldamusicacatolica.com.br/marcelo_2.asp

    Até logo,
    Tatiana Capille Salles

  10. Acacio Diniz Junqueira
    jan 23, 2009 @ 12:12:15

    Pe. Julio, sua benção!

    Ontem dia 22 assistindo ao programa do Pe. Fabio de Melo, o mesmo fez comentários sobre vossa pessoa, fiquei muito feliz na forma como ele se dirigiu ao senhor,
    realmente o senhor é o exemplo que muitos deveriam seguir, pois muitos falam coisas absurdas, mas não tem coragem de fazer nada para melhorar a vida desses irmãos que estão por ai, isolados da sociedade, como se fossem uma doença contagiosa.
    Deus o abençoe, felicidades

    Acacio, Marcia, Thays

  11. Inês
    dez 01, 2009 @ 17:23:59

    Tatiana Capille Salles
    A onde eu encontro a música

    Ida do Frei Kiko?

    Só achei a partitura.
    Ficarei muito agradecida
    Abraços
    Inês Abritta

  12. Inês
    dez 01, 2009 @ 17:25:45

    Estou fazendo um vídeo-clip caseiro
    para o Monsenhor Alexandre
    da Paróquia Nossa Senhora do Rosário
    Bodas.