Em uma semana, paróquias coletam 271 armas

A Campanha Religiões Unidas pelo Desarmamento coletou em 19 paróquias da Arquidiocese de São Paulo e Diocese de Campo Limpo, 271 armas e 173 munições, 86 na região central, 24 na região norte, 56 na região sul, 20 na região leste e 85 na oeste.

Os dados são da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e da Guarda Civil Metropolitana e apontam um aumento de 8% em relação à campanha de 2009, que coletou 251 armas.

Para frei Gilmar José da Silva, da Paróquia Santo Antonio do Pari, “a campanha foi muito positiva e estamos desejosos que aconteça mais vezes esta parceria da Arquidiocese com a Guarda Civil e o Instituto Sou da Paz”. A paróquia de frei Gilmar, na região central, coletou 35 armas de fogo em três dias de campanha.

A Paróquia da Reconciliação do Parque Santa Madalena, também participou da campanha. “Em minha região, há muitas famílias com arma em casa e isso me preocupa muito, porque a violência está em um crescente e a gente precisa parar com isso, parar de alimentar em nossas crianças essa sede por arma, sede de vingança”, disse o padre José Carlos, justificando sua participação na campanha.

Padre Air José de Mendonça, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, também na zona leste, avaliou: “o que fica da campanha é a consciência em relação à violência que deve ser vista como desafio e um mal que pode estar dentro da própria casa, através de uma arma como as que foram recolhidas”.

Reportagem completa sobre o assunto foi publicada na edição desta semana do jornal O São Paulo