Encontro das Famílias

No dia 19/10/2008 estivemos reunidos no Arsenal da Esperança com várias paróquias da Região Belém, num acontecimento que já está na 5a. edição.

Quem nunca viu nem conhece os Edifícios do Arsenal da Esperança não espera encontrar tantas realidades diferentes naquele local, são tantas as histórias diferentes. Ali no início do século 20 as famílias vindas da Itália tinham como primeira parada e hospedagem. Um local de recebimento, de encontro, de esperança, abençoado. Hoje é a casa de homens que vivem nas ruas desta capital paulistana e que mesmo sem uma estrutura familiar, encontram no Arsenal a mesma receptividade que os imigrantes italianos sentiram, a grata sensação de viver numa grande família, onde se aprende artesanato, alfabetização, terapias ocupacionais e curso de panificação. Este estabelecimento é dirigido pelos senhores Palladino e GeanFranco e, acreditem, não são apenas edíficios, é o caminho certo daqueles que se perderam, é o reencontro da esperança.

A nossa reunião começa muito cedo e então nos aprontamos e seguimos para chegar e participar. Fomos recebidos pelos amigos da nossa paróquia São Miguel, Luiz e a esposa, Roseli e o marido, os meninos da Casa Vida e também amigos das demais paróquias, a exemplo do pessoal da São Rafael, da Nossa Senhora do Bom Conselho, da Nossa Senhora de Lurdes e da paróquia São Carlos Borromeu.

Além da recepção calorosa dos amigos, fomos acolhidos com um maravilhoso café da manhã, com muito bolo, bolachas, pães e um cafezinho muito gostoso. Após esta entrada foi feita a abertura da reunião presidida pelo Pe. Laurício.

Cada paróquia apresentou a imagem de seu santo padroeiro e a cada entrada havia palmas, alegria e amor de estar participando. Após os comentários e avisos fomos encaminhados para um anfiteatro em um dos edifícios do Arsenal; os nossos filhos ficaram com um grupo de jovens e assistiram uma palestra, e nós fomos brindados por duas lindas palestras, uma sobre as células tronco e a outra sobre o aborto.

Estas palestras foram muito interativas. Começamos com a apresentação e abertura da reunião através do Pe. Teodósio, da Paróquia São Rafael, que fez elogíos a Prof. Sandra, a então palestrante.

A professora Sandra iniciou a palestra informando os benefícios e males que a célula tronco embrionária pode oferecer dando exemplos e colocando com muita propriedade as informações mais fortes sobre este polêmico assunto e também deixando claro que a Igreja Católica não é contra a pesquisa das células tronco, porém a posição da Igreja é de se colocar contra a morte dos embriões que seriam usados nas pesquisas.

Posteriormente à apresentação da Prof. Sandra, foi a vez do Frei Nilo, que falou sobre o aborto sob a ótica da Igreja Católica, que é totalmente contra esta prática, e apresentou com muita maestria as posições e as conseqüências religiosas que ocasionam para os casais e a vida das mães.

Depois tivemos a realização da Missa Dominical, presidida pelo Pe. Laurício e auxiliada pelo diácono Barbosa e outro padre. Após a Missa houve o almoço com todas as famílias e retornamos para as nossas casas com o coração cheio de alegria e com o Espírito Santo.

Alexandre Leone