Exposição em Fortaleza (Ceará) apresenta fotografias de Dom Helder

Nos próximos dias 16 e 17 de março, a Faculdade Católica da Prainha (Facap), em Fortaleza (CE), dá início à exposição “Centenário de Dom Helder Camara”. Um dos fundadores da CNBB, o arcebispo emérito de Olinda e Recife, falecido em 1999, completaria cem anos no último dia 7 de fevereiro. A faculdade, que é integrada pelo Instituto de Teologia Pastoral do Ceará (Itep) e pelo Instituto de Ciências Religiosas (Icre), fica na rua Tenente Benévolo, n° 201, no Centro da cidade.

Com o chamado “Dom Helder de Volta à Prainha”, o evento dá destaque ao Seminário Diocesano de Fortaleza, conhecido como Seminário da Prainha, onde, em 1931, o jovem Helder Câmara foi ordenado padre, com apenas 22 anos. Anos depois, em 1936, transferiu-se para o Rio de Janeiro (RJ) a fim de dedicar-se aos estudos sobre educação pública e fortalecer sua atuação na Igreja Católica.

Segundo o padre Luis Sartorel, diretor-administrativo do Icre, a exposição vai ser organizada em uma sala com a disposição de 24 paineis fotográficos de 1,70m de altura por 1,20 de largura. No local, os visitantes também vão poder adquirir o livro com a reprodução das fotografias. Além disso, o padre acrescenta que outros produtos devem ser expostos, já que a estrutura da exposição ainda está sendo finalizada.

Além da exposição, antecedendo a abertura oficial, na manhã do dia 16, a programação inicia com uma Conferência sobre a Campanha da Fraternidade 2009, que aborda a segurança pública sob o lema “A paz é fruto da justiça”. O palestrante é o padre Almir Magalhães, reitor do Seminário Arquidiocesano de Filosofia e professor do Itep. Em seguida, no miniauditório da instituição, o Monsenhor Manfredo Ramos, diretor-geral da Facap, faz a abertura oficial da exposição, que segue até a noite do dia 17.

Para mais informações sobre a exposição, o telefone da Faculdade Católica da Prainha é (85) 3219.9023.

Um Comentário

  1. Josefa Maria da Silva
    mar 23, 2009 @ 10:10:19

    Bom dia:Gostaria de saber se esta Exposição virá para São Paulo,que deve ser uma riquissima Homenagem e que nós queremos partilhar com esse presente,por favor se vier gostaria de saber quando vem,por favor nos comunique ou avise pelo meu site.Zefinha