Formação de Presbíteros é tema principal da 47ª Assembleia da CNBB

Agência Adital – Está sendo realizada em Indaiatuba, São Paulo, a 47ª Assembleia Geral dos Bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, que reúne 330 bispos, iniciou no dia 22 e vai até dia 1° de maio, e tem como tema central orientar a formação dos presbíteros.

Nas atividades da última quinta-feira (23) os bispos rezaram pelos jovens vocacionados ao sacerdócio e pelos padres que se dedicam à sua formação. Além disso, os participantes foram divididos em 20 grupos para debater o novo texto sobre a formação dos presbíteros na Igreja do Brasil. O resultado do trabalho é a revisão do Documento 55 da CNBB – Diretrizes Básicas da Formação dos Presbíteros do Brasil, em vigor desde 1995.

Nesta sexta-feira (24), terceiro dia do evento, a missa de abertura lembrou o Ano Nacional Catequético. O bispo de Goiás, Dom Eugênio Rixen, presidiu a missa e falou sobre a importância da catequese na comunidade. Um grupo de crianças participou da procissão das ofertas durante a celebração.

Nas discussões desta sexta-feira, os 330 bispos refletiram sobre a Maioridade Penal e ainda falaram sobre o tema “Iniciação à vida Cristã”, um dos assuntos prioritários do encontro. Outro importante tema a ser tratado é “O Brasil na Missão Continental”, que compôs o Projeto Nacional de Evangelização da CNBB no ano passado.

A coletiva de imprensa desta sexta-feira será realizada por Dom Nelson Westrupp, bispo de Santo André (SP) e presidente da Regional Sul 1 da CNBB (SP); Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, da CNBB; e Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis (MT).

Os textos que forem aprovados nas discussões da Assembleia deverão ser publicados dentro da coleção “Estudos da CNBB”. Estes estudos são considerados um passo importante para elaboração futura do documento da CNBB.