Igreja lança campanha mundial contra a fome e a pobreza

A CNBB e a Cáritas Brasileira lançaram no dia dos Direitos Humanos, 10/12, a campanha mundial contra a fome, a pobreza e a desigualdade cujo tema no Brasil é “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”.

Mesmo o Brasil sendo a sexta mais rica economia do mundo, segundo o IBGE, a desigualdade ainda é evidente. Cerca de 57 milhões de pessoas estão em situação de pobreza no país e este é um problema que se estende no mundo todo.

“Temos como matar a fome no mundo, mas, para isso, é preciso matar primeiro a ganância”, afirmou dom Flávio Giovenale, presidente da Cáritas Brasileira. “A campanha mundial quer relembrar a meta estabelecida pelas Nações Unidas de reduzir pela metade o número de pessoas que vivem em extrema pobreza, até 2015”, completou. A concentração de renda na mão de poucos, a má distribuição de comida, o monopólio de terras para plantio e a falta de condições para se adquirir alimentos para a subsistência são apenas alguns dos fatores que fazem com que a miséria seja um problema crônico da atualidade. “Nosso grande desafio é, sem dúvidas, sensibilizar e levar as pessoas a ajudarem uns aos outros. Despertar a consciência da cooperação no sentido da promoção do ser humano como um todo”, disse a Pastora Cacielen Nobre, da Igreja Presbiteriana Unida e integrante da Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

A caminhada é longa, mas o primeiro passo já foi dado. “Não queremos somente pão. Queremos justiça e paz para todos e todas”, finalizou Dom Flávio.

Leia mais no site da campanha: http://caritas.org.br/campanha-mundial

Assista à mensagem do Cardeal Óscar Rodriguez Maradiaga, presidente da Caritas Internacional: