JESUS, profeta do Perdão e da misericórdia!

O texto de evangelho deste domingo é um dos mais impactantes de Lucas.
Por um lado o fariseu Simão que convidou Jesus para uma refeição, do outro Jesus o convidado, que não foi recebido segundo o protocolo judaico, pois o objetivo do convite não era acolher mas observar e condenar aquele que trazia questionamentos e se colocava ao lado dos marginalizados e evitados.

No centro uma pecadora, sem nome, mas conhecida e que entrou na casa de gente piedosa e de bem sem ser convidadada e que passa a ser o critério do amor.

A mulher quebra todas as regras,não era convidada,toca em um homem que não é seu marido,chora aos seus pés,lava-os,perfuma , beija e enxuga com seus cabelos ,um escandalo público.

A reação do fariseu puro, piedoso e justo é severo: Como um profeta permite tanta intimidade com uma pecadora reconhecida pelo seu pecado.

O critério de Jesus não é a regra, a norma, o estabelecido, mas o perdão que gera o amor!

A parábola de Jesus é desconcertante e de uma lógica que não permite ao fariseu rodeios e a conclusão põe por terra a lógica da condenação. O Deus que Jesus manifesta é todo misericórdia e compaixão.

A religião de Simão não restaura, condena!

O amor compassivo traz perdão, devolve dignidade à vida desprezada, a mulher acolheu e foi acolhida, lavou e foi lavada, perfumou e foi perfumada, beijou e foi beijada. Amou e foi perdoada, o perdão gerou o amor que a redimiu.

Diante dos reclamos dos que se escandalizaram, Jesus se mantém firme e declara: Tua fé te salvou.Vai em Paz!

A fé dos fariseus não salva. condena; não dá paz, atormenta.

Jesus traz a novidade que humaniza. O critério é o amor!

6 Comentários

  1. Rose silva
    jun 12, 2010 @ 11:34:54

    (O amor compassivo traz perdão , devolve dignidade)Padre julio essa é a primeira vez que acesso esse site, e confesso que perdi muito de não frenquenta-lo antes, parabéns pela reflexeção do evangelho.Palavras sábias e frutuosas ao meu coração de leiga.Amo o seu trabalho. Fica com Deus.Bjs no coração de Pai.

  2. Luciana Fontes
    jun 12, 2010 @ 11:38:14

    Será uma Belíssima Homilia Pe Julio, eu estou longe(fisicamente), mas assisto as suas homilias por aqui pelo site.Que JESUS lhe conserve esse homem santo, generoso e humilde, que luta pelos irmãos mais necessitados,um servo de Deus ,destemido,que sofre na carne e no Espírito cada injustiça humana.DEUS lhe abençoe!

    Luciana Fontes.

  3. alexandre nunes
    jun 12, 2010 @ 14:44:39

    Amar sem regras, sem discriminação ou rodeios. Amor compassivo e misericordioso. Não só o Amor carnal, mas também o oblativo, amar o próximo, o semelhante e, paralelamente, amar as diferenças. Isso Jesus nos ensinou (ou pelo menos tentou).

  4. Tânia Serrano Ramos
    jun 13, 2010 @ 14:47:04

    “Eu confessei, afinal, meu pecado e perdoastes, Senhor, minha falta!”
    * * * * * * * * * * * A * M * É * M * * * * * * * * * * * * * *

  5. Tânia Serrano Ramos
    jun 13, 2010 @ 21:20:45

    …………………………………………………………………….

    ………………………….aFÉto………………………………..

    ……………………………………………………………………

    …………………………. @->– ………………………………

    ……………………………………………………………………

  6. Maria Rosaria Ricco
    jun 16, 2010 @ 09:10:19

    Pe Júlio, Bom Dia

    Hoje 16/06 é o dia da missa na comunidade de Nossa Senhora dos Espinhos no Jardim Ivone,
    a comunidade está muito feliz por sua presença, para celebrar o 3° ano da ida do Irmão Serafino Maria Pezzuto (Irmão Serafim) para casa do Pai.
    Gostaria de saber onde posso apanhá-lo à 19:00 hs.
    Se preferir entrar em contato meus telefones são: Residencia: (11) 2604-4781 e meu celular (11) 9141-1667. Pode ser até um SMS, pois esse tal de Twiter eu não me acerto.

    Aguardo contato, obrigada

    Rosaria