Jesus, o Bom Pastor!

O texto deste Domingo da Páscoa é muito querido do nosso povo que reconhece a Jesus como o Bom Pastor.
Para entender o texto deste domingo é preciso recordar o capítulo 9 de S.João que fala do cego de nascença, e que não é acolhido pelas lideranças religiosas e é até expulso da Sinagoga.

Não são bons pastores, são mercenários, usam do poder para dominar e explorar.

Jesus ao contrário comunica a vida e a liberdade. Porta por onde se pode entrar e sair.
A liderança de Jesus é legitimada pelo amor e serviço, é reconhecida pela presença que liberta da cegueira e salva.

As autoridades religiosas e politicas de seu tempo usam do poder para interesse próprio e não a serviço do povo, dos que mais sofrem e estão na exclusão e discriminação.

Este tipo de poder se perpetua na história e por isso podemos rever nossas ações e posições a serviço da vida ou da morte.

Jesus o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas, se dá em alimento ao seu povo. Amou até as últimas consequências, nunca se serviu do povo em seu próprio interesse.

Jesus, Pastor de nossas vidas!

Um Comentário

  1. Deolinda C S Gomes
    maio 14, 2011 @ 20:09:40

    Na Pastoral da Crianca em Jo 10,10b refletimos e nos colocarmos a servico das gestantes e criancas, para que tenham vida plena e em abundancia… Dessa forma nossas acoes sao a favor da vida…
    Os que detem o poder esquecem, que como autoridade, deve estar a servico do povo, pois foram os escolhidos para tal; porem, isso nao ocorre e sofremos por escolhas equivocadas…
    Portanto, servir e’ ter compromisso com a causa a que se propoe…Podemos contar com nossos politicos? Espero que se lembrem do nosso povo…que parece perder a esperanca…