Jornada Mundial da Juventude Reunião Setorial

Na Reunião do Setor, ocorrida no dia 09/04/13, na Paróquia São Miguel Arcanjo, que reúne também as Paróquias São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora do Bom Conselho, Nossa Senhora de Lourdes, São Rafael, Santa Rita, São João Batista, São José do Belém e São Carlos Borromeu, o tema central foi a Jornada Mundial da Juventude.

Luciano e a Kamila da Coordenação de Juventude da Arquidiocese de São Paulo vieram para esclarecer as dúvidas que as Paróquias do setor tivessem sobre a Jornada Mundial da Juventude e, especialmente, a Semana Missionária, que ocorrerá em São Paulo, com a vinda de jovens de várias partes do Mundo.

O Luciano esclareceu sobre a vinda de grupos de países até inesperados, como do Iraque, dos Emirados Árabes. Falou sobre as providências e estrutura que estão sendo preparadas no Rio de Janeiro e animou as Comunidades a participarem de todos os momentos da Jornada, sejam aqueles da Semana Missionária, sejam os dos momentos no Rio de Janeiro, com muita alegria. Rememorou as outras Jornadas havidas anteriormente e o despojamento e simplicidade daquelas, mesmo com o grande volume de pessoas.

A Kamila também trouxe esclarecimentos  e  igualmente respondeu a todas as dúvidas dos padres e envolvidos na Jornada. Destacou que os elementos de informação de maior peso somente estarão disponíveis em momentos mais próximos da Jornada, pois é próprio dos jovens deixar tudo para a chamada última hora. Acentuou que os Jovens que virão para São Paulo terão contato com a realidade vivida, portanto, utilizarão o Metrô até no horário de pico, com Estação Sé incluída, farão visitas aos trabalhos sociais, verão os moradores de rua,  às fragilidades da cidade, enfim,  verão a Cidade como ela é.

O entusiasmo pela Jornada Mundial da Juventude, como foi destacado, coloca-nos delegações de países menos esperados, como do Iraque, dos Emirados Árabes e tantos outros.  Por isso, todo o incentivo para o envio de Jovens ao Rio de Janeiro, que terá toda a infraestrutura necessária.

O Padre Júlio esclareceu sobre a preparação na Paróquia São Miguel Arcanjo, que contará também com a estrutura da Universidade São Judas Tadeu. Salientou a importância do envolvimento dos Jovens e suas escolhas e interesses.  No final a confraternização.