Mensagem do Pe. Edmar Peron, nomeado bispo da Região Belém

Neste dia do anúncio de minha nomeação episcopal, envio minha mensagem a toda a Arquidiocese de São Paulo: ao estimado arcebispo, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e aos bispos auxiliares, aos quais me unirei como bispo auxiliar; aos padres, diáconos e seminaristas; aos numerosos e dedicados leigos e leigas, comprometidos na ação pastoral e evangelizadora; aos religiosos e religiosas e a todo o povo de Deus de São Paulo.

Quando o senhor Núncio Apostólico me comunicou que o papa Bento XVI me havia escolhido para ser “Bispo Titular de Mattiana e Auxiliar do Eminentíssimo Arcebispo de São Paulo” fiquei cheio de temor, pensando nos desafios evangelizadores de uma grande cidade, como São Paulo. Respondi “sim”, em obediência ao chamado da Igreja que me vinha através da decisão do Papa, sobretudo, confiando no Senhor, “Pastor e Bispo de nossas almas” (1Pd 2,25), que virá em meu socorro, como rezamos cada dia: “vinde, ó Deus em meu auxílio, socorrei-me sem demora”.

No próximo dia 28 de fevereiro, em Maringá (PR), serei ordenado bispo pela imposição das mãos dos bispos presentes e o Senhor, pelo seu Espírito, me assumirá totalmente para o seu serviço, atraindo-me ao seu próprio sacerdócio e consagrando-me para o anúncio do seu Evangelho.

E, no dia 14 de março, tomarei a posse canônica do ofício de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, iniciando o exercício do meu ministério episcopal. Será na comunhão eclesial da Igreja de São Paulo que aprenderei a ser bispo, junto com arcebispo e os outros bispos auxiliares que já servem aquela arquidiocese, de cuja missão e tradição viva quero participar ativamente! Espero contar com a ajuda de todos, pastores e fiéis, a fim de que a realização da vontade de Deus em minha vida se expresse no serviço concreto à Igreja, na entrega diária da vida e na busca perseverante da santidade. Precisarei da oração todos e da ajuda fraterna, a fim de que eu seja existencialmente configurado a Cristo, “Cabeça e Pastor do rebanho”.

Desejo também enviar uma especial saudação de paz a todo o povo da Região Episcopal Belém, seus padres, religiosas/os e agentes de pastoral; saudação ainda, e apreço, a todas as famílias, aos jovens e a todo homem e mulher que se coloca a serviço dos pobres, doentes e dos que sofrem na cidade de São Paulo.

Enfim, mesmo que meu coração esteja inteiramente afeiçoado a esta querida arquidiocese de Maringá, da qual sou filho e que servi como amor até agora, como padre, chegou para mim a hora de ouvir o novo chamado missionário de Deus e de partir para uma nova e mais empenhativa missão. Portanto, neste momento, uma só coisa me interessa: é fazer a vontade de Deus, como o Filho, ao ser enviado ao mundo, como missionário do Pai (cf. Hb 10,7); como o Beato José de Anchieta, missionário e fundador de São Paulo; como os santos Frei Galvão, Madre Paulina, beato Padre Mariano de la Mata e uma multidão de irmãos e irmãs, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo. Ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, toda a glória na santa Igreja.

Maringá, PR, no Ano Sacerdotal, 30.12.2009
Padre Edmar Peron

5 Comentários

  1. carlos Alberto Beatriz
    dez 31, 2009 @ 23:10:11

    Feliz Ano Novo. Já recebendo a mensagem do nosso próximo Bispo, desejo à toda comunidade São Miguel Arcanjo, um santo ano novo. Que 2010 seja de saúde, paz, alegria e prosperidade, estando sempre ao lado daqueles que mais necessitarem.
    Carlos

  2. Sarah
    jan 04, 2010 @ 11:53:20

    Desejo ao nosso novo Bispo as bençãos de Deus, e que o Espirito Santo o ilumine, lhe guie nesta nova missão junto ao povo de Jesus. E, tomo a liberdade em nome da nossa Paróquia de São Miguel Arcanjo, dar-lhe desde já boas vindas, e esperamos que o sr seja um grande apoio ao nosso querido Monsenhor Julio em suas lutas aos menos favorecidos. Que Nª.Sª o abençõe, e a todos nós!

  3. Julio Lancellotti
    jan 06, 2010 @ 20:36:08

    Sarah rezo diariamente por vc . Coragem

  4. Sarah
    jan 07, 2010 @ 08:35:46

    Querido Pde Julio, mais uma vez agradeço por suas orações, pela força que me transmite (não só a mim, mas a todos). Que Deus o abençõe sempre e permita que nós sejamos merecedores de suas atenções!! Grande Abraço!

  5. carolina cortezzi ribeiro nascimento
    mar 08, 2010 @ 22:14:37

    vc nem se lembrará daquela medica que morava com as freirs em Lyon, lembra, que tinha um sonho de um dia abrir uma associação para pessoas carentes, já havia perdidop as esperanças, ATÉ QUE O VI NO JORNAL, daí me lembrei de quando me disse que nada era fácil, mas naum poderíamos desistir jamais de bnossas conquistas.
    Sabre Padre, rs , ou melhor Bispo, naquele dia que fomos ao Mont Blanc , vc me disse que iríamos aonmde nossos sonhos nos levássemos.
    O meu está quase pronto em Campo largo, mas acredite se quiser , a política naum deixe que ele funcione( pelo simples alvará, quem sabe uma política que passa e esquece de quantas vidas precisam de muito mais que um alvará.
    Com carinho e IMENSA ADMIRAÇÂO CAROLINA, AQUELA MEDICA DE CURITIBA QUE ACHO QUE NEM SE LEMBRA MAIS , MAS QUE AINDA LUT PELOS SEUS SONHOS