Mooca o bairro com cheiro e sabor… completou 453 Anos

O cheiro de orégano e manjericão misturados ao molho da macarronada ou da pizza resultam no sabor característico da gastronomia italiana…

O jeito e o sotaque paulistano nasceram na Mooca…

A palavra Mooca, que em tupi é fazer casa, segundo seu ilustre morador professor Pasquale, – “palavras paroxítonas cujas vogais se repetem, Saara, xiita e Mooca não tem acento”.

Moinho

A industrialização do país e o movimento operário começaram aqui, no fim do século XIX. A primeira greve data de 1917, organizada por comunistas e anarquistas no Cotonifício Crespi.

Vista aérea da Mooca

Hoje está nascendo uma nova Mooca: no horizonte avistam-se edifícios de apartamentos, derrubando literalmente as casas das vilas operárias e os galpões fabris, o que garantia uma horizontalidade para o desenho urbanístico.

A História serve no presente para tentarmos realizar o sonho de nossos antepassados, o sonho de uma cidade possível e feliz vem da inspiração de nossos avós italianos, portugueses, espanhóis, húngaros e eslavos que nos trouxeram da Europa ideais de uma sociedade justa, fraterna e mais humana para todos. Novos migrantes nordestinos, japoneses, coreanos e irmãos latino-americanos acrescentam ao sonho a convivência na diversidade.

Miss Mooca

Parafraseando Tolstói para quem pintar a aldeia é tornar-se universal… Sabe aquela história do nosso lugar no mundo? O meu, o seu, o nosso lugar no mundo é aqui e agora, na Mooca belo!

Wanderley de Oliveira, colaborador deste site, é cineasta e produtor de TV. Há 51 anos é mooquense, apesar de corintiano é simpatizante do Juventus.

9 Comentários

  1. Deolinda C. S. Gomes
    set 01, 2009 @ 23:31:22

    Wanderley, vou te contar que: nasci na r Taquari, 1200, meus pais vindos de Portugal foram lá morar…Tenho muito orgulho de viver aqui…Conheço lugares lindos, mas como meu coração fica aqui volto…com tanta saudade das pessoas que convivo, da minha família, do meu pedaço de chão…Minha historia de vida foi “feita” aqui… É O MEU AMOR PELA MOOCA BELO.
    Deolinda.

  2. Sarah
    set 02, 2009 @ 00:52:58

    Que bom poder compartilhar o amor por esse bairro tão carinhoso, acolhedor… Meus avós (portugueses – paternos, e italiano e espanhol – maternos) construiram aqui a sua vida e sua família. Minha avó materna – D.Teodora – ela trabalhou muito no Cotonificio Crespi, meu avô Julio (materno) caminhava da R.Rui Martins e depois daqui da R. Pde Raposo, até a Rua da Mooca, onde existiam as porteiras da Mooca (acho q é esse o termo) – qdo fechavam para os trens passarem; minha mãe que estudou no Externato Matoso – na Rua dos Trilhos, meus avós paternos que como bons portugueses, montaram o seu açougue(aqui na Pde Raposo) depois herdado pelos meus pais, onde hoje é mais um desses edificios que desenham o novo visual urbanistico de nosso bairro. Sou muito feliz por nascer, crescer, me criar neste bairro que é tudo de bom!! Este bairro, apesar de todas as mudanças, ainda mantém o seu clim acolhedor de antigamente. Quem nasce aqui e vai embora, não consegue ficar longe por muito tempo, sempre volta! Eu amo a Mooca!!!! Sarah

  3. Sarah
    set 02, 2009 @ 00:55:53

    Ô Wanderley, ma que belas fotos, hein??

  4. Sarah
    set 02, 2009 @ 00:56:54

    Ah, e texto também, belo!!

  5. Isabella
    set 02, 2009 @ 18:35:47

    Ganhar o miss mooca 2009 foi muito importante para mim! Gostaria de agradeçer a todos que me apoiaram, os jurados, a minha familia meus amigos, e ao povo todo que mora na mooca e estavala lá tambem! Agora mais do que nunca sou mooca até o fim.

  6. Leonardo C.S.C
    dez 12, 2009 @ 21:39:05

    A Móoca é .mto melhor q qualqer Bairro aki em sp,,.,.,.,.,É dez!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns Isa!!!!!

  7. Isabella
    jan 21, 2010 @ 15:23:13

    Afinal, quem mora na mooca sabe, QUEM trocaria a mooca por outro bairro? hahahaha
    Temos TUDO aqui, somos independentes! rsrsrs

    Brigadaa Leo ;)

  8. Leonardo C.S.C
    fev 07, 2010 @ 17:51:47

    pessoas como a isabella deixam a mooca mais animada e bonita

  9. Eunice Molina Curitiba.
    fev 08, 2010 @ 08:39:49

    Querido padre Julio bom dia.
    Quero pedir licença com muito amor deixar aqui na paginas de comentarios um para o amigo Mario ai da comunidade Não o conheço pessalmente mais entrou na minha pagina do orkut e passamos a ser amigos.
    Agora abrindo o computador a grande surpressa e alegria que ele deu.
    Como agradecer este carinho tão grande e emocionante.
    Obrigada mais preciso deixar meu agradecimento a esta pessoa maravilhosa.

    Meu amigo Mario estou abrindo o computador e sempre a primeira coisa que vejo é a pagina do meu orkut.
    Segunda-feira logo cedinho abri e receber com tando carinho suas palavras dizendo que ontem na missa lembrou dos amigos e eu sendo uma desta, como agradecer. Sem palavras. Ainda manda o video com o hino que cantarão.
    Eu, quisera, Jesus adorado.
    Canto o dia todo esta musica. Tando que aqui em casa , sempre pego um cantando. Até nosso pequenino Pedro canta e quando ouço alquem cantar, fico emocionada. E penso estou ensinando a rezar de um jeito que nem eles imaginam.
    Nossa foi uma emoção e carinho muito forte. Chorei logo cedo——- De alegria e emoção.
    Deus te abençõe meu amigo. Mil vezês obrigada.
    Tenha uma semana muito abençõada juntamente com sua familia ,parentes e amigos.
    Mario você nem imagina o presente que mandou.
    Benção para o meu coração .
    Bom dia. beijo.