Os Tempos Litúrgicos – O Tempo Comum

É formado por 33 ou 34 semanas. Está dividido em duas partes: a primeira entre a Festa do Batismo do Senhor e a Quaresma (que pode ser de 5 a 9 semanas) e a segunda (contendo as demais semanas) entre o Domingo de Pentecostes e o Tempo do Advento.

Comemoramos nesse tempo o mistério de Cristo em sua plenitude. A proclamação continuada do Evangelho aprofunda e nos leva a assimilar de modo progressivo o Mistério Pascal, pois celebramos a presença viva de Cristo naquilo que somos e fazemos. A experiência da Eucarista dominical, como Páscoa Semanal, impele a comunidade a seguir a Cristo e a observar a revelação de seus mistérios também nos acontecimentos rotineiros da vida.

Celebrando o Tempo Comum

– Cor do tempo: verde
– A preparação de nossas liturgias dominicais para esse tempo não deve partir de um “tema de conscientização e reflexão” (por mais dignos e importantes que eles sejam), pois isso pode levar a assembleia a pensar que o “tema” seja o centro da Eucaristia, deixando em segundo lugar Cristo e o Mistério Pascal. Isso não significa diminuir a oração para determinada intenção. A homilia ou reflexão, a oração dos fiéis e os demais textos que podem ser adaptados livremente devem inspirar-se na Palavra e a partir dela serem atualizados na vida da Igreja e da humanidade.
– Os cantos devem igualmente estar em harmonia com a celebração e a vida da comunidade.
– O Tempo Comum deve ser valorizado como um período de crescimento e maturação, evitando que ele pareça monótono e rotineiro.
– Devemos ajudar os fiéis a perceberem como os Evangelhos proclamados a cada domingo desenvolvem o mistério da nossa salvação, seguindo a vida pública de Jesus.
– Algumas Solenidades do Senhor acontecem no Tempo Comum: Santíssima Trindade (domingo depois de Pentecostes),  Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo (quinta-feira de pois da Santíssima Trindade), Sagrado Coração de Jesus (sexta-feira após o 2º domingo depois de Pentecostes), Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo (último domingo do Tempo Comum).

Jesus Cristo – Ontem, hoje e sempre
O Ano Litúrgico
Paulinas

Texto: Sidnei Fernandes Lima
Ilustrações: Sergio Ceron