Palestra sobre mudanças climáticas no Centro Pastoral São José

Diego Teixeira

Queridos irmãos e irmãs da paróquia São Miguel Arcanjo e da Comunidade,

No sábado, 30 de julho, participei de uma palestra sobre mudanças climáticas no Centro Pastoral São José, em que foi relatado sobre como o planeta está sofrendo com o aquecimento global. Primeiramente foi discutido que um dia o planeta irá acabar!

Mas calma que não será em 2012 como muitas pessoas acham. O planeta é como todo ser vivo, ela nasceu há mais de 4,6 bilhões de anos, com o passar do tempo foi se “modificando” e ainda tem mais alguns bilhões de anos de vida pela frente. Se compararmos a Terra com uma mulher que vai viver até os 100 anos, a Terra tem aproximadamente 80 anos de vida agora, então como a Terra todo planeta morre, toda estrela morre, e quem sabe o universo morrerá também, mas isso tudo é questão científica.

Existem vários riscos que podem levar ao fim da vida na Terra, mas a humanidade também pode contribuir para isso com suas próprias atitudes, como o esgotamento dos recursos naturais ou uma hecatombe nuclear.

O mundo está em crise, o uso excessivo dos recursos do planeta pelos humanos está levando a Terra a uma situação de risco nunca vivenciada antes. Pela primeira vez na história, uma espécie pode ser responsável por uma extinção em massa.

Depois foi mostrado pra todos da palestra um site interessante com um contador de Co2, o poluente que mais está degradando o nosso planeta. Ele é gerado pelas indústrias, carros, desmatamentos, queimadas de florestas etc. Foram discutidas em grupos pequenos soluções para reduzir esse impacto que está deixando nosso planeta cada dia mais quente; em seguida um integrante de cada grupo apresentou algumas soluções para todos. O mais discutido foi sobre energias não poluentes para o planeta como, por exemplo, energia solar, energia eólica (que é produzida pelos ventos) e também sobre a reeducar as pessoas,  pois com gestos simples no dia a dia podemos ajudar o planeta a não ter seu fim precoce, a saber reciclar, a reduzir o uso de sacolas plásticas, plantar árvores e plantas, enfim houve uma infinidade de sugestões para a nossa comunidade.

O futuro da humanidade, como a conhecemos, caminha para o colapso. Para evitar ou reduzir o aquecimento global e a escassez de recursos naturais é necessário mudar completamente nosso modo de vida.

Para quem quiser entrar no site em que se encontra o relógio de carbono e informação sobre esse poluente, o link é http://www.apolo11.com/relogiocarbonico.php