Paróquia São Miguel Arcanjo no 1º Congresso de Leigos

Paróquia São Miguel Arcanjo foi presença marcante no 1º Congresso de Leigos 

Os leigos da Paróquia São Miguel Arcanjo participaram ativamente do Congresso de Leigos e também não foi diferente no encerramento desse importante evento da Arquidiocese de São Paulo. 

Ao longo do Congresso, num total de 301 dias, quase 5000 pessoas participaram de 91 oficinas temáticas nas seis Regiões Episcopais. 1050 Delegados participaram das oficinas no âmbito arquidiocesano e propuseram  176 planos de ação. 

O arcebispo Dom Odilo apoiou o tempo todo. Na nossa Paróquia, Pe Júlio foi sempre um entusiasta, acreditando e valorizando as iniciativas dos leigos.

 No encerramento do Congresso, realizado o Ginásio do Ibirapuera,  estiveram além dos Delegados, mais de 7.000 pessoas.  Foi apresentada a síntese das propostas das oficinas arquidiocesanas. As propostas ensejam mudanças, colocando os leigos com mais responsabilidades  na missão da Igreja. Também foi lida a Carta dos Cristãos Leigos, condensando os propósitos e conclusões do Congresso, assinada pelos Delegados na solenidade de Cristo Rei. 

Os Bispos das seis Regiões estiveram presentes e, misturados aos Delegados, ouviram atentamente as propostas e outras ponderações dos Leigos ali reunidos. Não faltou atenção para o “ FALA POVO”. 

A equipe do O Arcanjo no Ar chegou cedo, instalando os equipamentos na sala de imprensa e começou a trabalhar. Entrevistas, fotografias, boletins, inserção de posts nos  sites do Congresso de Leigos, no da Região Belém e também no nosso O Arcanjo. Muito trabalho. Jornal O São Paulo, Rádio Nove Julho, TV Canção Nova e outros meios de comunicação estavam juntos.

Os Delegados da Paróquia não estavam sozinhos. Vieram muitas pessoas da Paróquia São Miguel Arcanjo. Mas o importante é que todos os leigos da Arquidiocese estavam unidos  para levar o sal e a luz do Evangelho. 

Além do encerramento dos trabalhos dos Delegados, também ocorreu um momento cultural, com músicas, danças, apresentação da comunidade japonesa e também das pastorais. A do Povo da Rua, dentre outras, marcou presença. O Padre Júlio Lancellotti também foi mencionado. 

O Congresso de Leigos foi marcante e considerado histórico. Mexeu com toda a Arquidiocese.

A celebração foi presidida por Dom Tomé Ferreira, com a participação dos bispos auxiliares da Arquidiocese. Não faltou a participação dos leigos, destacando alguns com necessidades especiais. Leitura em braile e tradução a língua dos sinais. O momento Eucarístico – Solenidade de Cristo Rei.

Fotos por Wanderley Oliveira e  Carlos Alberto Beatriz