Pastoral reflete a comunicação na paróquia

Representantes de diversas paróquias e comunidades, e até de outras dioceses, participaram no sábado, 21 de novembro, do II Encontro Arquidiocesano de Comunicação, organizado pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de São Paulo, com o tema “Comunicação na Paróquia”.

O Pe. Ailton dos Santos, diretor da Editora Salesiana, fez uma apresentação sobre as estratégias necessárias para uma boa comunicação. Segundo ele, a Pascom não deve ser uma pastoral responsável apenas pelos veículos, como jornal, boletim, mural e Internet, mas um grupo que auxilie toda a comunidade a se comunicar melhor.

Para isso, nem sempre é preciso criar um novo meio, mas usar recursos que já existem. Pe. Ailton citou exemplos, como experiências de paróquias, cartões da própria Editora, a revista Família Cristã etc. O importante, segundo ele, é adequar a mensagem aos diversos públicos.

Depois dessa reflexão, os participantes puderam conhecer casos bem sucedidos de informativo (jornal impresso), mural, rádio e Internet. O site apresentado foi o da igreja da Candelária, na Vila Maria (www.candelaria.org.br) e a equipe da São Miguel Arcanjo aproveitou para falar também sobre O Arcanjo no ar.

O encontro teve ainda um momento para sugestões de temas para as próximas edições e o testemunho de fé do professor Reinaldo Pito, recém-curado de um câncer.

Pela comunidade, participaram Alexandre Nunes, Carlos Alberto Beatriz, Rubens S. Meyer e Wanderley Oliveira.

5 Comentários

  1. carlos Alberto Beatriz
    nov 22, 2009 @ 20:14:37

    Comunicação. Foi bom ver que é possível fazer um bom boletim informativo, mural, rádio, bem como estratégias de uso de compra em maior quantidade (atacado), para as comunidades da Arquidiocese de São Paulo. Foi bacana constatar que a Comunidade São Miguel Arcanjo avançou no uso da internet e está atendendo ao pedido do Papa Bento XVI e às orientações de Dom Odilo, razão pela qual muitos participantes do II Encontro Arquidiocesano de Comunicação se interessaram pelo site O Arcanjo no Ar.
    Carlos

  2. TATIANA JURKSTAS CAPILLE SALLES
    nov 23, 2009 @ 15:02:43

    Pessoal, para conhecimento de todos, colhi informações sobre o Amparo Maternal ( no site – http://www.amparomaternal.org ) :

    Desde 1939 atendendo via SUS, sem cobrança, gestantes com qualquer tipo de necessidade, vindas de qualquer local do país, o Amparo Maternal apresenta dados e números surpreendentes:

    • Aproximadamente 40 partos por dia ou 1.200 por mês.
    • Este número faz com que seja considerada a maior Maternidade da América Latina.
    • 84% de partos naturais
    • Pioneirismo na humanização do parto
    • Aproximadamente 70 exames de ultra-sonografia por dia
    • Índices baixíssimos, perto do zero, de infecção hospitalar e mortalidade materno-infantil.
    • Atendimento 365 dias no ano
    • 7,2 % de todos os nascimentos da Grande São Paulo
    Mais de 650.000 nascimentos já ocorreram no Amparo Maternal desde sua fundação.

    Qualidade de atendimento oferecido nas melhores maternidades de qualquer parte do mundo .

    O acompanhamento do pré-natal inclui os exames de ultra-sonografia. Todas as gestantes, alojadas ou pacientes, são acompanhadas até o nascimento do bebê, com toda a assistência médica disponível comparada as melhores maternidades do país.
    Os bebês que nascem no Amparo Maternal são tratados por uma equipe de neonatologistas, especializada no atendimento ao recém nascido. Esta equipe tem contribuído para diminuir o número de mortes no berçário e na UTI neonatal, mesmo entre os recém nascidos prematuros ou que nascem com problemas.

    Conforme solicitado pelo Pe. Julio, ontem na missa, neste Natal vamos ajudar com doações de :

    *** itens de higiene dos bebês ( aldodão, fralda descartável, shampoo, sabonete, cotonete, etc)
    *** itens para higiene das mamães ( absorventes, papel higiênico, shampoo, sabonete, etc)
    *** roupas para as mamães e bebês
    *** cobertores de bebês
    *** dentre outros que julguem necessários

    Lembrando que estas doações são necessárias durante o ano inteiro ….

    As doações podem ser levadas e entregues nas missas ou na Secretaria da Paróquia São Miguel.

    E …. não esqueçamos de que Jesus Cristo é o centro da festa de Natal , vamos nos sensibilizar com as necessidades de nossos irmãos !

    Um beijo !

  3. teresa norma
    nov 23, 2009 @ 15:52:54

    Legal, Tatiana, esse resumo que voce fez do Amparo Maternal. Que nossa vontade de ajudar e o espirito de Natal se estenda pelo ano todo. Afinal esta é a nossa missao praticar e sentir o mesmo sentimento do dia do Natal de Jesus todos os dias da nossa vida.

  4. Julio Lancellotti
    nov 23, 2009 @ 23:00:05

    Tatiana Beleza de trabalho .Emocionante .Parabéns

  5. alexandre nunes
    nov 24, 2009 @ 12:35:03

    Pessoal da comunicação: sugiro q coloquem essas informações da tatiana de forma mais destacada para q todos vejam!!!
    Abraços