Por que Itaici?

Uma frase que escutei da coordenadora do meu grupo neste retiro: Não existem coincidências; Existem teocidências.

Por ai já se vê a maneira como pensam os jesuítas.

A primeira pessoa que me chamou a atenção para os jesuítas foi o próprio padre Julio quando citava com tanto carinho Dom Luciano, e muitas vezes em suas homilias fala (como quem não quer nada) frases de alguns autores, por vezes, um jesuíta.

Oração de Santo Inácio

Padre Julio sempre tem um livro pra nos indicar, e acho isso tão importante! Foi ele que numa reunião de liturgia num final de ano nos falou do livro Meditação da Luz, de Leonardo Boff. Por teocidência, comentei com um amigo da comunidade que queria aprender mais sobre meditação dentro da nossa igreja. E fui pela primeira vez para Itaici fazer a peregrinação inaciana. Lá conheci um rapaz que me explicou um pouco sobre como eram os retiros.

Capela

Voltando para casa, a primeira coisa que fiz foi me inscrever para o EEL1 (Exercícios Inacianos para Leigos 1). Esses são retiros de final de semana, divididos assim para dar oportunidade a leigos que não tem 8 dias seguidos ou 30 dias seguidos livres para deixar tudo e se retirar.

Também existem na programação do site outros tantos aprofundamentos de final de semana, além dos EELs.

Pátio - Itaici

Enfim, pra terminar, ir a Itaici é crescimento no discernimento pelo amor e não pela dor. É aprender a entrar nas cenas do Evangelho, espiar, participar, ser um dos que ouvem, falam e vêem Jesus. É aprender a rezar o Evangelho. É aprender a contemplar o Evangelho. É dizer juntos como os jesuítas: “Em tudo amar e servir”. É voltar para casa cheio das graças e luzes de Deus pra ter forças e coragem de amar e servir todos os dias.

Mais imagens de Itaici:

Teresa Norma

Um Comentário

  1. Mauricio
    dez 13, 2010 @ 12:07:18

    Fico contente de ser um simples participante do canal da graça ou uma simples e pequinina luz destas graças ,para que muitos possam se deparar com a grandeza absoluta deste Deus que nos ama de forma incodicional.
    Grande abraço
    E como diria Santo Inácio “Para maior glória de Deus”
    Grande abraço
    Mauricio