São Clemente Maria Hofbauer

São Clemente Maria Hofbauer

15 de Março

Batizado com o nome de João, ele nasceu num pequeno povoado da Morávia, República Tcheca, em 26 de dezembro de 1751. De família muito cristã e pobre, não pode se dedicar aos estudos até a adolescência. Seus pais Paulo Hofbauer e Maria Steer tiveram doze filhos e ele tinha apenas sete anos, quando ficou órfão de pai. Consta de suas anotações que, nesse dia, sua mãe lhe mostrou um crucifixo e lhe disse: “A partir de hoje, este é o teu Pai”. João entendeu bem a orientação, decidindo, a partir de então, que se tornaria padre e missionário.

Mas as condições em que vivia a família dificultaram a realização de seu sonho. Aos quinze anos de idade, foi morar na cidade de Znaim, onde aprendeu o ofício de padeiro. Três anos depois conseguiu o emprego que mudou sua vida: padeiro do convento em Bruk, dos premonstratenses. A vocação do jovem foi notada pelo abade, que o deixou estudar, inclusive latim. Quando seu benfeitor morreu, João foi viver como eremita, primeiro na Áustria e depois, com a permissão do bispo de Tívoli, próximo à capela de Quintilio. Aí foi onde mudou o nome para o de Clemente Maria, recebendo o hábito do bispo, que mais tarde se tornaria o Papa Pio VII. Certa vez, em outra viagem a Roma, entrou por acaso numa igreja de redentoristas. Foi o primeiro contato que teve com essa Ordem. Depois de assistir à missa, pediu uma entrevista com o superior e, impressionado com as Regras e a atuação da Congregação, pediu para ingressar nela e foi admitido.

Um ano depois, tornou-se sacerdote redentorista. Seu sonho estava realizado, mas seu trabalho, apenas começando. Fixou residência em Varsóvia, onde fundou casas e recebeu dezenas de noviços. Reformou a igreja de São Benon, que estava caindo aos pedaços e a pequena casa da igreja tornou-se um grande e espaçoso convento. Durante vinte anos, padre Clemente atuou nessa paróquia, convertendo pagãos e atraindo multidões. Tanto que eram necessários vinte e cinco padres para atender aos fiéis, celebrando diariamente duas missas em alemão e duas em polonês. Com a expansão do trabalho, pôde fundar mais três conventos e ativar as paróquias em volta da sua. Como capelão do convento e da igreja das Ursulinas, teve uma influência extraordinária na cidade inteira e até além da mesma. Fundou também um asilo para abrigar as crianças vítimas das sucessivas guerras da região, uma escola para crianças pobres e outra, de ensino superior, para meninos. Esta atividade ele a continuou até 1808, quando Napoleão Bonaparte fechou a igreja e dispersou a comunidade. Enfrentou com serenidade, com outros redentoristas, a perseguição na Polônia, o fechamento da casa da Ordem e até a prisão.

Clemente não desistiu. Foi realizar missões na Alemanha, Suíça e na Áustria, onde fez o clero retomar os conceitos cristãos esquecidos. Principalmente, aconselhou e encorajou alguns líderes do novo movimento romântico e outros que trabalhavam para a renovação católica nos países de idioma alemão. A intensa atividade dele chamou a atenção da polícia.
Mas, só a morte poderia impedir Clemente Maria de atuar, que se deu em Viena, no dia 15 de março de 1820, cuja população consternada assumiu o luto como o de um parente.

Foi beatificado em1888, e canonizado pelo Papa Pio X, em 1909. Cinco anos depois o mesmo pontífice proclamou São Clemente Maria Hofbauer, o padroeiro de Viena e, também, dos padeiros, numa singela lembrança da profissão exercida na sua adolescência. É venerado como o principal propagador da Congregação Redentorista, fora da Itália.

5 Comentários

  1. Anderson Tinoco de Carvalho
    mar 15, 2010 @ 22:07:08

    Espetacular a vida deste santo! Por favor, enviem-me a oração para pedir a intercessão de São Clemente. Obrigado.

  2. danilo
    mar 16, 2010 @ 10:32:51

    Encontrei esta pequena oração…

    Ó Deus misericordioso que, em favor de vosso povo, ornastes São Clemente Maria com um Zelo singular pela salvação das almas e por ele anunciastes o Reino de vossa graça, concedi-nos por sua intercessão conservar a fé que ele ensinou e progredir no caminho que ele nos indicou com o exemplo de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Amém

  3. Eloilton
    dez 10, 2010 @ 20:42:53

    vocês poderia enviar alguma ladainha de são clemente maria ou hino!
    temos uma comunidade com são clemente maria como padroeiro

  4. danilo
    dez 11, 2010 @ 05:47:16

    Caro amigo Eloilton, não encontrei ladainha deste querido santo , mas lhe envio o Hino “Veni Creator”, ao Espírito Santo, que foi cantado no dia de sua canonização em 20 de maio de 1909:

    “Ainda não eram cinco horas da manhã, e a praça de São Pedro já estava superlotada. Às 6 horas foram abertas as portas da Basílica, enfeitada com grande pompa, para acolher até oitenta mil fiéis. Desde o teto até o pavimento estavam dispostas milhões de lâmpadas elétricas. Sobre as paredes, havia grande pinturas, que representavam os milagres de São Clemente e de São José Oriol, um espanhol, canonizado junto com o nosso Clemente.

    Pontualmente às oito horas, apareceu a cruz e, atrás dela, todo o séqüito. Seguiam os superiores gerais e os procuradores de várias ordens religiosas, os capítulos das várias colegiadas e o da Basílica Lateranense; as congregações de vários ritos, magníficos estandartes das confrarias de São Clemente e de São José Oriol, duas divisões da guarda suíça; o cortejo de Sua Santidade; o coro pontifício, os penitenciários com a cruz, os abades com as mitras de linho e as capas, 250 arcebispos e bispos, 30 cardeais com as mitras de damasco e as capas, todos com velas acesas. Enfim, apareceu a figura, plena de benigna majestade, do papa Pio X, levado sobre a cadeira gestatória, com a tiara na cabeça e a capa magna.

    O Santo Padre Pio X entoou o solene canto das Ladainhas de todos os Santos que a todos comoveu. Foi cantado o hino ao Espírito Santo Veni Creator. Após o canto, o Santo Padre, com a tiara na cabeça, proclamou santos os dois beatos: “Para a honra da Santa e indivisa Trindade, para a exaltação da Fé Católica e incremento da religião cristã, com a autoridade de N. Sr. Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa prévia deliberação madura, tendo invocado muitas vezes o auxílio divino, e com o conselho dos nossos Veneráveis Irmãos, decretamos e definimos que são Santos os Beatos confessores José Oriol e Clemente Maria Hofbauer, os inscrevemos no Catálogo dos Santos, determinando que a memória deles seja celebrada cada ano por toda a Igreja entre os confessores com piedosa devoção, no dia do seu nascimento para o céu, a saber, 23 de maio para Oriol e 15 de março para Hofbauer, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

    Hino “Veni Creator”, ao Espírito Santo

    Vinde, Espírito Criador,
    visitai as almas dos Vossos;
    enchei de graça celestial
    os corações que criastes!

    Sois o Divino Consolador,
    o dom do Deus Altíssimo,
    fonte viva, o fogo, a caridade,
    a unção dos espirituais.

    Com os Vossos sete dons:
    sois o dedo da direita de Deus,
    Solene promessa do Pai
    Inspirando nossas palavras.

    Acendei a luz nos sentidos;
    insuflai o amor nos corações,
    amparai na constante virtude
    a nossa carne enfraquecida.

    Afastai para longe o inimigo;
    Trazei-nos prontamente a paz
    Assim guiados por Vós
    Evitaremos todo o mal.

    Por Vós explicar-se-á o Pai
    E conheceremos o Filho;
    Dai-nos crer sempre em Vós
    Espírito do Pai e do Filho.

    Glória ao Pai, Senhor,
    Ao Filho que ressuscitou
    Assim como ao Consolador.
    Por todos os séculos. Amen.

  5. Aline
    dez 12, 2010 @ 22:37:33

    Sonhei, um dia desses, com a imagem de São Clemente e quis procurar saber sobre a vida deste santo. Quero fazer a oração dele todos os dias!