São Longinus (Longuinho)

São Longinus (Longuinho)

15 de Março

Longuinho viveu no primeiro século, e dele muito se falou e escreveu, sendo encontrado em todos os registros contemporâneos da Paixão de Cristo. Existem citações sobre ele nos evangelhos, epistolas dos Santos Padres, e martirológios tanto orientais como nos ocidentais. Estes relatos levaram a uma combinação de diferentes situações, mas, em todas foi identificado como um soldado centurião presente na cena da Crucificação.

Os apóstolos escreveram que ele foi o primeiro a reconhecer Cristo como “o filho de Deus” (27:54 Mateus; 15:39 Marcos; 23:47 Lucas). Em meio ao coro dos insultos e escárnios, teria sido a única voz favorável a afirmar Sua Divindade. Identificado pelo apóstolo João (19:34), como o soldado que “perfurou Jesus com uma lança”. Fato este que o definiu como um soldado centurião e que lhe deu o nome Longuinho, derivado do grego que significa “uma lança”. Outros textos dizem que era o centurião, comandante dos poucos soldados que guardava o sepulcro do crucifixo, e que presenciava as crucificações, portanto presenciou a de Jesus. Depois, da qual, se converteu.

Segundo a tradição,os crucificados tinham seus pés quebrados para facilitar a retirada da cruz, mas, como Jesus já estava com os pés soltos, um dos soldados perfurou o lado do seu corpo com uma lança. O sangue que saiu deste ferimento de Jesus respingou em seus olhos. Caindo em si, comovido e tocado pela graça, o soldado se converteu. Abandonou para sempre o exército e sua moradia, se tornou um monge que percorreu a Cesarea e a Capadócia, atual Turquia, levando a palavra de Cristo e mais tarde, promovia prodígios pela graça do Espírito Santo.

Entretanto, o governador de Cesarea, que estava irritado com a conversão de seu secretário, descobriu sua identidade de centurião e o denunciou a Poncio Pilatos em Jerusalém. Este, acusou Longuinho de desertor ao imperador e o condenou a morte, caso não oferecesse incenso no altar do imperador, renegando a fé. Longuinho se manteve fiel a Cristo, por isto foi torturado, tendo seus dentes arrancados, a língua cortada e, depois, decapitado.

No Oriente são inúmeros os dias do calendário para as suas homenagens, o mais freqüente ainda é em 16 de Outubro. Na Europa e nas Américas, a comemoração ocorre no dia 15 de Março, como indica o Livro dos Santos do Vaticano.

São Longuinho, à luz de muitas tradições, comumente é invocado pelos devotos para encontrar objetos perdidos. Os artistas ao longo do tempo foram atraídos pela singularidade de sua figura e o representaram em suas obras na cena da crucificação, com lança ou sem lança, mas sempre presente. Em Roma, na basílica de São Pedro, na base de um dos quatro pilares que sustentam a imensa cúpula que cobre o espaço do altar do trono do Sumo Pontífice, está a estátua do centurião São Longuinho, que foi o primeiro a acreditar na divindade de Cristo.

São Longuinho: Famoso santo popular o qual se invoca com a finalidade quase que exclusiva de encontrar coisas perdidas. Muito embora não se saiba exatamente se existiu ou quem foi São Longuinho, a sua imagem é encontrada com fácil regularidade. Trata-se de um homem vestido qual um monge e que traz na mão direita, levantada até a altura do rosto, uma lanterna. Os funcionários de repartições públicas sempre o invocam para encontrar documentos extraviados. Segundo Câmara Cascudo, no seu já citado Dicionário, o “Martyrologium Romanum registra cinco santos Longinus, todos mártires. Longuinho é a versão popular de Longinus”.  A forma mais popular de promessa a esse santo é a seguinte: “Fazer um pedido a São Longuinho para que faça aparecer o que foi perdido e dizer: São Longuinho faça com que eu ache  (falar o nome do objeto que perdeu), que eu darei três pulos e três gritos.” Encontrando o objeto, paga-se a promessa dando três pulinhos e gritando “Achei, São Longuinho. Achei, São Longuinho. Achei, São Longuinho!” (Toledo, Roberto. Simpatias. Verbo Editora, 1983, p.11).

4 Comentários

  1. orlando
    abr 17, 2010 @ 22:07:52

    Impiedosamente, o centurião romano cujo nome era Gaius Cassius Longinus, capitão da guarda do templo, cravou a sua lança no peito de Jesus. O sangue e a água que verteram do ferimento espirraram nos seus olhos – que eram virtualmente cegos devido às cataratas que lhe tolhiam quase que completamente a visão. Como um milagre, Longinus limpou os olhos e imediatamente recuperou totalmente a faculdade da visão! Sabe-se que, mais tarde, o centurião, profundamente arrependido do seu ato insano e cruel, convertera-se ao Cristianismo.

  2. luciana
    abr 18, 2010 @ 21:06:16

    a missa hoje foi mais maravilhosa devido a cantora do padre zezinho..ela ‘e um presente para n’os

  3. Marisol
    jan 19, 2012 @ 22:01:24

    Todo lo que quiero necesito lo tengo!!!!

  4. antonio teodoro de moraes
    abr 30, 2012 @ 06:53:52

    Eu, residente em São Mateus, Estado do Espírito Santo. Gostaria de fazer pequenas doações periódicas (mensais); para tanto, careço de endereço. Tanto para contribuir quanto para comunicar. Querendo assim, me atender ligue: 027 9709 – 6729 – – – 027 9201 2931. Obs. Quero enviar doações a “São Longuinho”. Se possível, alguma comunidade de ; não consegui contato.