São Nicolau

6 de Dezembro

“O Famoso Papai Noel”

O santo deste dia é São Nicolau, muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu Nicolau no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí que nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.

Sagrado Bispo de Mira, Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.

São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai.

Foi venerado como santo ainda em vida, tal era a fama de taumaturgo que gozava entre o povo cristão da Ásia. Morreu no dia 6 de dezembro de 326, em Mira. Imediatamente, o local da sepultura se tornou meta de intensa peregrinação. O seu culto se difundiu antes na Ásia, e o local do seu túmulo, fora da área central de Mira, se tornou meta de peregrinação.

 

A sua figura bondosa e caridosa, símbolo da fraternidade cristã, mantém-se viva e impressa na memória de toda a cristandade. Agora, também na da humanidade toda, porque perpetuada através dos comerciantes nas vestes de Papai Noel nos países latinos, de Nikolaus na Alemanha e de Santa Claus nos países anglo-saxões. Mesmo sob falsas vestes, são Nicolau nos exemplifica e recorda o seu grande amor às crianças e aos pobres e a alegria em poder servi-los em nome de Deus.

4 Comentários

  1. carlos Alberto Beatriz
    dez 06, 2009 @ 08:57:06

    Danilo. Parabéns. Estou gostando muito de conhecer o relato da vida dos Santos. Um dia certamente você irá publicar a história de Dom Luciano Mendes de Almeida.
    Carlos

  2. danilo santana
    dez 06, 2009 @ 18:19:04

    Obrigado Carlos.
    Fico feliz em saber que voce e outras pessoas estão interessadas nas histórias destas ” pessoas santas ” que nos antecederam e tem muito a nos ensinar e nos interceder junto a Deus.Espero sim ,poder colocar um dia “oficialmente” a vida de nosso querido Dom Luciano e de João Paulo II.

  3. m angélica t leone
    dez 07, 2009 @ 16:13:21

    Danilo, parabéns mesmo.Saber da vida dos santos só faz renovar a nossa fé, pois nenhum desses caminhos foram e são fáceis.Mostra-nos o quanto todos eles tiveram que se humanizar demais, para se tornarem santos.Quanto mais humanos , mais santos.Quando estamos no pecado, vivemos a desumanidade.Abraço a todos!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. EVARISTO GONÇALVES
    dez 06, 2011 @ 12:23:23

    FICO FELIZ DANILO C\ESTES COMENTARIOS, SAO NICOLAU VEM REFORÇAR QUE O NATAL É NACIMENTO DO MENINO JESUS E QUE TODOS REALMENTE DEVEMOS COMEMORAR NOS CRISTÃOS SABEMOS MAS TEMOS QUE PROPAGAR AOS NÃO CRISTAÕS QUE ALEM DE SER O NATAL O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO PAPAI NOEL É A FIGURA DE SÃO NICOLAU E CONTAR A LINDA BIOGRAFIA SUA P\ TODOS SABEREM QUE O NATAL É REALMENTE CRISTÃO