Superar o medo para amar!

O Evangelho deste 33º Domingo do tempo Comum nos traz a Parábola dos Talentos.
Muitas vezes esta parábola tem sido lida e interpretada num sentido capitalista de lucro e prestação de contas a um Deus severo e endurecido.
A chave de leitura deste texto, compreendido no contexto do Evangelho de Mateus, quer levar as comunidades de ontem e de hoje a superar o medo que paralisa e imobiliza impossibilitando o amor.

Quem tem medo não ama, enfia a cabeça no buraco, se apega a falsas seguranças, não quer viver o risco do amor. Amar é ariscado e compromete, transforma e tira do comodismo.

O amor também exige coragem e generosidade. Gratuidade.
A continuação do texto de hoje nos coloca diante do julgamento da história, quando Jesus identifica-se com os pequenos e frágeis.

Amar os pequeninos é não enterrar os talentos, é viver intensamente a fé que compromete e supera o medo de amar!

2 Comentários

  1. Giane Couto
    nov 13, 2011 @ 22:40:24

    Muito Linda a Homilia de hoje Padre. Não pude ir à missa, mas é uma benção poder acompanhar pelo site! Paz e Bem!

  2. Eleni Dias
    nov 21, 2011 @ 12:17:13

    ola padre julio, assistir a missa com o senhor ja no educandario são Jose. eu e meu marido estavamos trabalhando no encontro de casais com Cristo, somos na igreja são Joao Batista da vila carrão. parabens pelo trabalho, que o senhor que o senhor faz ,com as pessoas carentes, e menos favorecidas, sabemos que é um trabalho muito dificil.é como o senhor falou la na missa, da irmã Dulce. esse trabalho dinheiro nenhum paga. E quase não aparece na midia.eles só mostra, o que é errado, parece que o mundo so tem desgraça. que não tem ninguem fazendo o bem. quero tambem parabenizar as irmãs do educandario são jose, como elas nos receberam bem, como é lindo aquele lugar e como elas são carinhosas. obrigada. pessoas como voces, fazem a diferença. eu sou Eleni e meu marido Jose.