Um olhar sobre o Congresso Eucarístico

Irmã Maria Aparecida dos Anjos – Religiosa Escalabriniana

Este Congresso como todos os outros foi um momento precioso para a Igreja Católica. Como naquela inesperada, alegre e profunda experiência da proximidade serena do Senhor que devolve a esperança aos seus discípulos no momento de partir o pão, este Congresso nos convidou a recobrar o ânimo e a retomar o caminho do discipulado, alegres no seguimento do Senhor.
Ancorados na força vitoriosa da Eucaristia, Pão da unidade dos discípulos e missionários, não só voltaremos a experimentar a felicidade realizadora de nossa vida, como expandiremos a atração exercida pelo “mistério da fé” sobre os homens e as mulheres que buscam a aurora de um novo amanhecer da humanidade.
Este Congresso foi preparado com muito cuidado e carinho para acolher Jesus na Eucaristia, com toda Igreja do Brasil, na Explanada dos Ministérios, no coração de Brasília, cidade símbolo da unidade de todo o povo brasileiro. As famílias brasilienses acolheram com muito amor os peregrinos e delegados das Igrejas Particulares de todos os lugares desse nosso imenso território nacional, na semana do XVI CEN, de 13 a 16 de maio de 2010.
A Arquidiocese de Brasília, foi a responsável pela organização do Congresso, trabalhou com empenho para providenciar toda a estrutura necessária. Foram constituídas a comissão central e as comissões executivas, que trabalharam em conjunto com diversos voluntários para a realização deste momento dedicado à celebração do grande Dom da Sagrada Eucaristia.
O Congresso nos deixou mais fortalecidos na fé, para dizer a todos os fiéis deste nosso imenso país: Olhai com confiança para Jesus Eucarístco; renovai o vosso amor por Ele, presente no Santíssimo Sacramento; dobrai os vossos joelhos em adoração diante do Sacrário. Ele é o Hóspede Divino das nossas almas, o consolo para todos os sofrimentos, o Pão da vida, a fortaleza para todas as provações e o Sustento para todas as debilidades. Após estes dias de participação em inúmeros exercícios de piedade eucarística, diante de Jesus Cristo e de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, brotam de nossos lábios a súplica dos discípulos de Emaús: “Fica conosco, Senhor!”
Voltando para as nossas Igrejas particulares, somos convidados a continuarmos o trabalho da difusão e da expansão da nossa fé eucarística e por sermos discípulos missionários de Jesus, professar que a Eucaristia é o Pão da unidade.
A certeza que deve animar a todos é que Cristo faz história com cada um que se aproxima do Altar ao longo de sua existência.
Senhor Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, façam-nos teus discípulos missionários! Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser: Alegres no Caminho para a Terra Prometida! Corajosas testemunhas da Verdade libertadora! Promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco Senhor!