Visita às ruas da cidade

Vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Camara Municipal de São Paulo, acompanhados pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de São Paulo e pelo Movimento Nacional das pessoas em situação de Rua, na noite chuvosa de 13 de abril saíram em visita às ruas da cidade para verificarem in loco a situação de violência que atinge as pessoas que vivem pelas ruas do centro.

O presidente da Comissão, vereador Gabriel Chalita, Italo Cardoso, Jamil Murad e Juscelino Gadelha, com representantes do Movimento e da Pastoral caminharam por mais de duas horas, encontrando centenas de pessoas, homens, mulheres, crianças e jovens, molhados, famintos mas muito receptivos, unânimes em relatar a violência desmedida da Guarda Civil Metroplotina e Sub-Prefeitura da Sé.

Agora ninguém poderá negar, pois os vereadores viram e ouviram relatos impressionantes e comovidos, verdadeiros e relatados com dor e esperança.

As autoridades de segurança urbana desacreditam e desqualificam todos e depoimentos e denúncias feitos pelos moradores de rua, pelas entidades e pastoral, agora tratarão da mesma forma os vereadores?

A questão é séria e grave, os vereadores farão um relatório oficial, providências devem ser tomadas para que o descalabro da violência oficial não se torne maior ainda.

A prioridade é a Política Pública, não de uma secretaria mas de GOVERNO.

Os vereadores não poderão esquecer os rostos, a voz, as palavras, a esperança de quem muitas vezes é tratado como lixo.

Nesta quinta-feira a Comissão de Direitos Humanos da Camara vai deliberar o relatório da visita e os encaminhamentos. Vamos acompanhar!