Fabio de Melo “tira o chapéu” para o Pe. Julio

O Pe. Fabio de Melo participou do quadro “Pra quem você tira o chapéu”, do Programa Raul Gil, transmitido pela Band. Nesse quadro, a produção do programa coloca dentro de dez chapéus o nome de personalidades, políticos, artistas, celebridades ou situações e o convidado deve dizer para quem ele tira ou não o chapéu e explicar os motivos.

No sábado, 22 de agosto, Pe. Fabio elogiou entre outros o Pe. Zezinho e o vereador paulistano Gabriel Chalita, além do jogador Ronaldo, que ele considerou vítima de acusações da imprensa. Para ele, “a pior imprensa que pode haver é aquela que desrespeita o ser humano para ter uma notícia. É muito triste quando você vê que um jornalista não está tão interessado em saber a verdade, mas em provocar uma polêmica, ainda que pra provocar essa polêmica ele seja injusto com o ser humano”.

O último chapéu apresentado tinha o nome do Pe. Julio Lancellotti – veja no vídeo abaixo a resposta dele a partir dos 8 minutos e 40 segundos (é só arrastar a barra azul):

Os links para assistir às três partes do quadro com a participação do Pe. Fabio de Melo no site da Band são:

* Parte 1

* Parte 2 (o último chapéu para o Pe. Julio Lancellotti)

* Parte 3


Leia abaixo a íntegra da fala do Pe. Fábio sobre o Pe. Julio:

Tiro, tiro… É a mesma história (referindo-se à forma desrespeitosa com que a imprensa tratou o jogador Ronaldo).

A primeira vez que eu vi esse homem na vida, que eu ouvi falar dele, eu fazia um trabalho, não era um trabalho regular meu, mas de vez em quando eu visitava os presídios de Taubaté, a Casa de Segurança Máxima, o Presídio Feminino de Tremembé. Como frade, eu era estudante ainda, eu visitava, eu fazia essa Pastoral, fazia show dentro do presídio. Eu cheguei a cantar dentro da Casa de Segurança Máxima de Custódia pros presos.

Inclusive lá eu vi uma das cenas mais lindas da minha vida: estava sentado lá na porta e tinha uma senhora. Nós estávamos esperando que o carcereiro abrisse o lugar pra gente entrar, aí eu conversei com essa senhora e perguntei pra ela assim: “quem é que a senhora veio visitar aí?”. Ela disse “o meu menino”. Aí depois lá dentro, Raul, eu descobri que esse menino era um dos presos mais perigosos do Brasil – pra mim, pra você… Pra mãe continua sendo o “meu menino”.

Eu fico pensando que é assim que Deus nos olha, não importa o crime que a gente tenha cometido na nossa vida, Deus continua nos olhando como se fôssemos os meninos e as meninas dele.

Sobre o Pe. Julio: Esse homem fez um trabalho e faz um trabalho maravilhoso dentro da Pastoral Carcerária, também com os menores infratores, na Febem, foi um parceiro do Gabriel Chalita em alguns momentos e ele é um homem que eu gostaria muito que o Brasil tivesse a coragem de reconstruir a imagem, sobretudo pelo ser humano fantástico que ele é, pelo ser humano raro que ele é e pelo mártir que ele se tornou aí durante um tempo pelas acusações tão descabidas muitas vezes, tão desrespeitosas – que os fatos tenham de ser apurados todos nós sabemos, mas nós não podemos esquecer o que um homem faz.

Por causa muitas vezes de uma história que se levanta, nós somos muito rápidos em condenar as pessoas… E esse homem foi muito rapidamente caluniado e toda uma história que ele construiu ficou muitas vezes banalizada diante de muitas situações. E eu me levantei desde o início pra defendê-lo com unhas e dentes porque eu não só conheço a fama desse homem como eu tinha oportunidade de tocar na generosidade a partir das histórias que eu encontrava.

Então é com muito carinho e com muito respeito, que eu gostaria até de fazer isso em nome da Igreja: eu tiro o chapéu para o Pe. Júlio Lancellotti!

21 Comentários

  1. julio
    ago 23, 2009 @ 22:18:25

    Agradeço o carinho e amizade do Pe.Fabio de Mello , irmão querido que sabe expressar o amor de DEUS na palavra , no olhar , cantando e vivendo . Pe. Fabio eu te amo !!

  2. carlos Alberto Beatriz
    ago 24, 2009 @ 00:26:20

    O Padre Fábio de Melo, do alto de sua imensa audiência, reconhece o que a Comunidade São Miguel Arcanjo, a Comunidade do Povo da Rua, os assistidos pelo Centro Ezequiel Ramim, as crianças e os jovens da Casa Vida e tantas outras pessoas, sempre reconheceram, mesmo quando essa parte (ruim) da imprensa publicou as inverdades. O tempo foi colocando as coisas em ordem e o Arcanjo no Ar tem sido um meio de divulgação das obras concretas do Padre Júlio. Ao Padre Fábio a nossa gratidão.
    Carlos

  3. Tatiana Capille Salles
    ago 24, 2009 @ 13:07:42

    Minha mãe falou que estava ” zapeando” os caneias quando viu o Pe Fabio e parou para ouvi-lo…disse que ficou muito feliz plas palavras em relação ao Pe. Julio, e que mesmo antes de falar que tratava-se do Pe. Julio já sabia que era dele que estava falando.

    Pe. Fábio, que é uma pessoa dotada de grande sabedoria e compaixao, colocou muito bem as palavras em relação ao nosso querido Padre Julio.

    Uma homenagem digna de um lutador amoroso e corajoso com ele é.

    Gostei muito tbm da homenagem ao Chalita, que é outro exemplo .

    :-)

  4. Síndia Fontes Pinheiro
    ago 25, 2009 @ 17:01:39

    Olá Pe. Júlio, como está?
    Peço, por gentileza, que o Sr. reze nas missas pela saúde de minha sogra, Maria Inês, que encontra-se internada desde o início da semana passada e, segundo seu médico, corre risco de vida. Estivemos visitando-a lá em sua cidade no interior, e por isso o Giovanni não foi “trabalhar” neste domingo.
    Desde já, todos nós agradecemos pelas orações.
    Um grande beijo, e fique com Deus.

  5. Julio Lancellotti
    ago 25, 2009 @ 22:51:13

    Síndia estaremos rezando em todas as missas pala Sra Maria Inês . Tenham coragem e confiem no AMOR de DEUS !

  6. Tânia Serrano Ramos
    ago 25, 2009 @ 23:32:21

    Eu também.

  7. Deolinda C. S. Gomes
    ago 26, 2009 @ 23:17:53

    No Programa Direção Espiritual apresentado pelo Pe Fabio de Melo, enquanto a imprensa colocava duvidosa a “vida do Pe Julio” ele manifestou todo o seu apresso pelo Pe Julio e disse, dentre outras coisas, o quanto poderia pesar a difamação feita pela imprensa a uma pessoa que só o bem pensava fazer…Graças ao bom Deus nosso querido Pe Julio retomou sua caminhada, e o notamos cheio de Luz do Espírito que nos envolve em suas Homilias.Deolinda

  8. alexandre nunes
    ago 27, 2009 @ 13:09:16

    Só para confirmar: a reunião de liturgia será não neste, mas sim no outro sábado (5/9). É isso mesmo?? Obrigado pela atenção, fiquem com Deus…

  9. julio
    ago 27, 2009 @ 22:48:59

    Rezemos pela Sra. Maria Inês , avó do Giovanni , falecida hoje , rezemos pelo Giovanni que está sofrendo com esta partida , hoje ele me perguntou – porque ela morreu ? O seu coração de menino vive a experiência difícil para todos nós , e só pela fé e pelo Amor seremos capazes de superar e conviver com a dor do Amor !

  10. julio
    ago 27, 2009 @ 22:50:29

    Alexandre é verdade está semana vou confirmar a reunião da liturgia no dia 5 e setembro .

  11. mariana
    ago 29, 2009 @ 18:23:44

    oi padre Julio tudo bom com o senhor?Padre Julio que acha de começar a chamar as pessoas que tem algum tipo de dom para se apresentar no especial de Natal?.
    Que Deus o abençoe
    Mariana

  12. Julio Lancellotti
    ago 29, 2009 @ 20:44:22

    Mariana acho bom ! precisamos definir o conteúdo do que queremos apresentar e começar a juntar as pessoas . vamos escolher um texto para aprofundar , vc. tem alguma sugestão ?

  13. mariana
    ago 29, 2009 @ 20:56:43

    Olha eu tenho a ideia de ser um especial com o tema Juntos por um mundo melhor porque com o nascimento de Jesus nasce novos pensamentos,novas ideias e novos começos.Não sei se eu entende direito a sua ideia de escolher um texto mas se não pode me corrigir.Quanto ao conteúdo acho que pode ter discursos , textos poesias frases apresentaçoes de musicas que falam de um mundo melhor e também pode haver a parte de apresentações de canto dança leitura de poesia e etc mas temos que ver as pessoas que querem participar e ver se é possivel apresentar o que elas querem apresentar no especial.Temos que também ver a infraestrutura som o lugar para as apresentações e muitas pessoas dispostas a ajudar montar este especial.Eu penso em fazer uma apresentação de dança.
    Que Deus o abençoe
    Mariana

  14. julio
    ago 29, 2009 @ 21:19:34

    Mariana ,Entendi , a sua proposta é construir a partir das pessoas que se comprometerem , vamos envolver os jovens e convidar nas missas .

  15. mariana
    ago 29, 2009 @ 21:26:35

    Sim padre Julio é extamente isso a minha proposta.Espero que tenha sido boa.Bom eu com certeza irei participar.Como já disse além de ajudar nos bastidores do especial eu penso em apresentar uma dança.Bom ainda há muita coisa a ser feita penso na ideia de fazermos o especial do dia 21 até o dia 25.Não sei se é possìvel mas…bom acho que é isso.ah gostaria de saber se o senhor tem email.
    Que Deus o abençoe
    Mariana

  16. julio
    ago 29, 2009 @ 21:32:07

    Mariana o meu email é julio@oarcanjo.net .Vamos nos comunicar !

  17. mariana
    ago 29, 2009 @ 23:05:15

    Oi padre Julio acabei de mandar um email ao senhor.
    Que Deus o abençoe.
    Mariana

  18. Gislene Cantiere
    ago 30, 2009 @ 22:28:51

    Padre Julio, o Padre Fabio estará fora do twitter esta semana descansando e dedicando-se a escrever o próximo livro. Assim que ele voltar envio a mensagem. Ligarei pro Sr. na terça-feira pra combinarmos o horário que irei buscá-lo. Fique com Deus até terça. Eu te amo!

  19. BRUNO JOSÉ LIMA ALCÂNTARA
    ago 31, 2009 @ 15:45:02

    PARABENIZO O PE.FÁBIO DE MELO, PELA CORAGEM DE TIRAR O CHAPEU AO PE. JULIO LANCELLOT, RONALDO JOGADOR E OS D+++.
    É IMPORTANTE VALORIZAR O SER HUMANO , E ISSO O SENHOR PADRE FÁBIO DE MELO FAZ COM TANTO CARINHO, MANIFESTANDO SEU SENTIMENTO DE PAI , PARA ESSAS PERSONALIDADES.
    HUMANO AMOR DE DEUS, ESSE É O VERDADEIRO VALOR DE VIVER EM CRISTO E CUMPRIR COM A VIDA OS PRECEITOS DO SENHOR JESUS.
    PARABÊNS !!! PE. FÁBIO DE MELO , PELA COMPETENCIA EM SEU TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO.
    DEUS ABENÇÕE!!!! BRUNO JOSÉ LIMA ALCÂNTARA

    TUDO O QUE O SENHOR FALAR , AOS PÉS DO OUVIDO DIVULGAREMOS DE CIMA DOS TELHADOS.

  20. Ana
    set 08, 2009 @ 20:06:37

    boa noite eu li a mensagen da Mariana eu adorei a ideia e se precisa de ajuda pode conta comigo eu amo dança e adoro monta coreografias e se precisa para ajuda em alguma coisa estarei a disposição ..bj pra todos padre juliooooooo te adoramos muitãooooooooooooo

  21. Mariana
    set 08, 2009 @ 20:30:15

    Ana fiquei muito feliz que vc gostou da minha ideia.
    beijos
    Mariana