Natal do povo da rua na Comunidade São Martinho

Centenas de moradores de rua participaram nesta terça-feira, 23/12, do tradicional almoço de Natal da Comunidade São Martinho de Lima, sob o viaduto Guadalajara.

A festa teve início com uma celebração presidida pelo bispo da Região Belém, D. Pedro Luiz Stringhini. Houve também apresentações artísticas enquanto paralelamente dezenas de voluntários e voluntárias preparavam os pratos que seriam servidos em seguida.

Todos os participantes receberam um prato com frango, arroz, farofa e maionese, além de suco, bolo e um mini-panetone. Foram servidas refeições para quase mil pessoas.

Clique abaixo para ouvir a mensagem de D. Pedro Luiz sobre a celebração:

[audio:DPedroLuiz.mp3]

Fundada em 1990 com a presença de D. Luciano Mendes de Almeida, ex-bispo da Região Belém, a Comunidade São Martinho tem o objetivo de resgatar a cidadania e recuperar a dignidade da população em situação de rua, por meio da acolhida e do cuidado, promovendo a convivência e atividades sócio-educativas.

Desde o início, a própria entidade contratou mais de 20 pessoas que deixaram as ruas para trabalhar em projetos sociais e encaminhou outras centenas para frentes de trabalho do Estado e da prefeitura – há casos de pessoas que até conseguiram cursar o ensino superior.

O trabalho conta com o apoio do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e de comunidades da região, inclusive a São Miguel Arcanjo.

Assista abaixo a trecho da entrevista do Pe. Júlio Lancellotti no programa Filosofia no Cotidiano, da TV Cantareira, sobre a Comunidade São Martinho:


Veja a galeria de fotos da festa:

5 Comentários

  1. Pe.Julio Lancellotti
    dez 23, 2008 @ 20:29:31

    Comovente a celebração e festa do povo da rua na São Martinho de Lima,agradeço a mobilização da Paróquia São Miguel Arcanjo,legado da soudosa D.Maria que do céu continua a nos inspirar,as doações de frango assado superaram as expectativas em solidariedade e carinho de tantas e tantos voluntários que ajudaram a preparar os pratos e distribui-los com respeito e dignidade.O bolo,então,uma maravilha de tamanho e gostosura.A NOSSA COMUNIDADE está de parabéns e cada vez mais comprometida e mobilizada em fazer o bem,não vamos nunca nos acomodar.FELIZ NATAL!

  2. Lilian
    dez 24, 2008 @ 00:42:35

    O almoço de Natal na comunidade São Martinho de Lima é sempre muito tocante, pela sua beleza, dedicação e amor de todas as pessoas envolvidas. Todo ano, vou com minha família doar frangos assados para este evento e nunca perco a oportunidade de explicar para meu filho (hoje com 5 anos), a importância de ajudar e respeitar o próximo, como ele sempre vai conosco, pode vivenciar isto na prática. Parabéns a todos os voluntários e Feliz Natal para todos.

    Lilian (mãe do João Pedro)

  3. Liliana
    dez 26, 2008 @ 00:32:53

    Parabéns a todos que organizaram e trabalharam para a festa de natal do São Martinho. Foi muito emocionante entrar e ver centenas de pessoas particpando de uma belissima celebração.
    Lá dentro tantas pessoas trabalhando naquele super almoço e tão felizes por estarem participando.
    Agradecemos a todos que colaboraram com os bolos, os recheios e cobertura. No ano que vem, queremos fazer mais e melhor.
    obrigada Bete e Helena. Valeu!
    Abraços a todos.
    Liliana

  4. Pe.Julio Lancellotti
    dez 26, 2008 @ 18:33:12

    O coordenador da Comunidade São Martnho nos agradeceu e nos informou que foram doados 355 frangos assados,participaram diretamente mais de 30 pessoas da paróquia na preparação do almoço,e almoçaram 918 pessoas em situação de rua no dia da Festa.O bolo envoveu dezenas de pessoas para prepara-lo e distribui-lo.A festa da São Martinho foi feita em mutirão e mobilizou muitas pessoas da Comunidade São Miguel Arcanjo que mais una vez vivenciou a solidaridade e carinho com o povo da Rua,na superação da exclusão e da solidão.
    Que Deus abençõe a todos e todas que fazem parte dessa história e trilham o caminho do amor.

  5. Fatima
    dez 07, 2009 @ 10:52:06

    Bom dia, Pe. Julio!

    A empresa onde trabalho gostaria de doar um total de 30 cestas básicas para a Comunidade de São Martinho de Lima, para qual endereço deveremos entregar?

    Obrigada, pela atenção.